Leia o fragmento de texto apresentado a seguir. “Muitas crianças, vivendo uma história de fracasso escolar, chegam aos postos de saúde, às clínicas-escolas das faculdades de psicologia e às clínicas particulares trazendo o que chamamos de ‘queixa escolar’. Em algumas unidades de saúde, de 70% a 90% das crianças atendidas apresentam essa queixa. Assim se estabelece uma epidemia: milhares de crianças são atendidas por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pediatras e outros profissionais, que desenvolvem várias formas de avaliar, atender e tratar as crianças que fracassam” (MACHADO, A. M. Avaliação e fracasso: a produção coletiva da queixa escolar. In: AQUINO, J. G. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas práticas e teóricas. São Paulo: Summus, 1997, p. 73 – 91). O trecho faz referência a um problema que é muito comum nas escolas: crianças com dificuldades para aprender. Sob a perspectiva das discussões sobre o fracasso escolar, analise as afirmativas abaixo. I. As crianças provenientes das camadas mais pobres da sociedade são as que mais sofrem com esse problema, pois o meio cultural em que elas estão inseridas é muito carente de demandas eficientes para o desenvolvimento. II. O fracasso escolar é de origem biológica, isto é, as crianças que apresentam dificuldades para aprender possuem déficits cognitivos e problemas neurológicos. III. O fracasso escolar é decorrente de uma estrutura escolar sucateada e excludente, que privilegia determinados valores e os colocam como parâmetros para toda e qualquer criança. Assinale a alternativa correta.
seguir.
fracasso escolar, chegam aos postos de saúde, às
clínicas-escolas das faculdades de psicologia e às
clínicas particulares trazendo o que chamamos de
‘queixa escolar’. Em algumas unidades de saúde, de
70% a 90% das crianças atendidas apresentam essa
queixa. Assim se estabelece uma epidemia: milhares
de crianças são atendidas por psicólogos,
psicopedagogos, fonoaudiólogos, pediatras e outros
profissionais, que desenvolvem várias formas de
avaliar, atender e tratar as crianças que fracassam”
(MACHADO, A. M. Avaliação e fracasso: a produção
coletiva da queixa escolar. In: AQUINO, J. G. (org.).
Erro e fracasso na escola: alternativas práticas e
teóricas. São Paulo: Summus, 1997, p. 73 – 91).
muito comum nas escolas: crianças com
dificuldades para aprender. Sob a perspectiva
das discussões sobre o fracasso escolar,
analise as afirmativas abaixo.
mais pobres da sociedade são as que mais
sofrem com esse problema, pois o meio
cultural em que elas estão inseridas é muito
carente de demandas eficientes para o
desenvolvimento.
isto é, as crianças que apresentam
dificuldades para aprender possuem déficits
cognitivos e problemas neurológicos.
estrutura escolar sucateada e excludente,
que privilegia determinados valores e os
colocam como parâmetros para toda e
qualquer criança.
- A)Apenas a afirmativa III está correta
- B)Apenas as afirmativas II e III estão corretas
- C)Apenas as afirmativas I e II estão corretas
- D)Apenas a afirmativa I está correta
Resposta:
A alternativa correta é A)
O fragmento apresentado aborda um tema relevante no contexto educacional: o fracasso escolar e a "queixa escolar" que afeta milhares de crianças, levando-as a buscar atendimento especializado. A análise das afirmativas à luz das discussões sobre o fracasso escolar revela que apenas a afirmativa III está correta, conforme o gabarito indicado.
A afirmativa I sugere que o fracasso escolar está diretamente ligado à condição socioeconômica das crianças, atribuindo a dificuldade de aprendizagem à carência cultural do meio em que estão inseridas. Embora fatores socioeconômicos possam influenciar o desempenho escolar, essa visão simplifica um problema complexo, ignorando outras variáveis, como a qualidade do ensino e as políticas educacionais. Portanto, essa afirmativa não pode ser considerada totalmente correta.
A afirmativa II reduz o fracasso escolar a causas biológicas, como déficits cognitivos ou neurológicos. Essa perspectiva é limitada, pois desconsidera aspectos pedagógicos, sociais e emocionais que também impactam a aprendizagem. O texto de Machado (1997) não menciona causas biológicas, mas sim um fenômeno coletivo e multifatorial, o que invalida essa afirmativa.
Já a afirmativa III aponta para a estrutura escolar como principal responsável pelo fracasso, destacando seu caráter excludente e a imposição de valores hegemônicos como parâmetros universais. Essa visão está alinhada com a crítica apresentada no fragmento, que descreve o fracasso como um problema sistêmico e não individual. A escola, ao não considerar as diversidades e particularidades dos alunos, acaba perpetuando um modelo que marginaliza aqueles que não se encaixam em seus padrões.
Assim, a alternativa correta é a A) Apenas a afirmativa III está correta, pois é a única que reflete adequadamente a complexidade do fracasso escolar discutida no texto. As demais afirmativas, embora possam conter elementos de verdade, são reducionistas e não capturam a essência do problema como um fenômeno coletivo e institucional.
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