“Alunos que não acompanham as expectativas de aprendizagem […] são motivo de muita preocupação por parte das escolas, dos professores e das famílias. Este fato gera muitos questionamentos sobre que encaminhamentos fazer, o que é possível cobrar da família, o que se pode exigir do próprio aluno, quais as causas dos problemas apresentados” (CRUZ, 2014, p. 2). A alternativa que contém estratégias que podem ser aplicadas para recuperação do processo de construção do conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem é
por parte das escolas, dos professores e das famílias. Este fato gera muitos questionamentos sobre
que encaminhamentos fazer, o que é possível cobrar da família, o que se pode exigir do próprio aluno,
quais as causas dos problemas apresentados” (CRUZ, 2014, p. 2).
construção do conhecimento diante das dificuldades de aprendizagem é
- A)as estratégias de ensino-aprendizagem devem ser adotadas de acordo com a realidade de cada aluno.
- B)as estratégias de aprendizado só devem ser modificadas depois da aplicação de uma avaliação diagnóstica.
- C)apresentar o mesmo conteúdo com as mesmas abordagens favorece que alunos com dificuldade possam compreender melhor o conteúdo.
- D)despertar a curiosidade dos alunos por algum tema ou assunto, e solicitar um produto com as pesquisas é a principal estratégia de aprendizagem.
- E)as atividades lúdicas podem desenvolver a criatividade e favorecer que o aluno estabeleça vínculos positivos com o ambiente e os conteúdos escolares.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O desafio de lidar com alunos que não acompanham as expectativas de aprendizagem é uma questão complexa, envolvendo múltiplos fatores e responsabilidades compartilhadas entre escola, professores e famílias. Como aponta Cruz (2014), essa situação gera questionamentos sobre como intervir de forma eficaz para superar as dificuldades apresentadas. Entre as alternativas propostas para a recuperação do processo de construção do conhecimento, a estratégia mais adequada é a que utiliza atividades lúdicas (alternativa E).
As atividades lúdicas se destacam como abordagem eficaz porque promovem um ambiente de aprendizagem mais descontraído e significativo. Ao desenvolver a criatividade e estabelecer vínculos positivos com o ambiente escolar, essas atividades reduzem a pressão e a ansiedade frequentemente associadas às dificuldades de aprendizagem. O aspecto lúdico facilita a assimilação de conteúdos de forma natural, incentivando a participação ativa do aluno no processo educativo.
Embora as demais alternativas apresentem elementos válidos - como a adaptação às realidades individuais (A) ou a importância da avaliação diagnóstica (B) - elas são mais limitadas em seu escopo. A repetição de abordagens (C) ignora a necessidade de diversificação metodológica, enquanto a simples curiosidade por temas (D) não garante uma estruturação pedagógica consistente. A alternativa E, portanto, se mostra como a mais abrangente e alinhada com princípios educacionais contemporâneos que valorizam o desenvolvimento integral do aluno.
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