Com relação aos problemas de aprendizagem, podemos apontar que há os que se referem à dificuldade de aprendizagem e os relacionados aos distúrbios de aprendizagem. Com relação aos distúrbios de aprendizagem, é correto afirmar que
aprendizagem, podemos apontar que
há os que se referem à dificuldade
de aprendizagem e os relacionados
aos distúrbios de aprendizagem. Com
relação aos distúrbios de aprendizagem,
é correto afirmar que
- A)têm origem cultural.
- B)estão ligados a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.
- C)têm origem cognitiva.
- D)somente se for apresentado desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias.
- E)a maior parte dos problemas relacionados aos distúrbios de aprendizagem pode ser resolvida no ambiente escolar.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Os distúrbios de aprendizagem representam um conjunto de desafios específicos que afetam a capacidade de um indivíduo em adquirir e processar informações de maneira eficiente. Diferentemente das dificuldades de aprendizagem, que podem ser temporárias e influenciadas por fatores externos, os distúrbios têm raízes mais profundas, frequentemente associadas a disfunções neurológicas.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B, que afirma que os distúrbios de aprendizagem estão ligados a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica. Essa definição é crucial para distinguir os distúrbios de outras barreiras educacionais, pois evidencia sua natureza biológica e não simplesmente ambiental ou social.
As demais alternativas apresentam equívocos comuns sobre o tema. A origem cultural (A) ou cognitiva (C) não explica adequadamente a complexidade dos distúrbios, que envolvem fatores neurobiológicos. A afirmação da letra D, por sua vez, limita a manifestação dos distúrbios a condições externas, o que não corresponde à realidade, já que eles são intrínsecos ao funcionamento cerebral. Por fim, a ideia de que a escola pode resolver a maior parte desses problemas (E) subestima a necessidade de intervenções especializadas e multidisciplinares.
Portanto, compreender os distúrbios de aprendizagem como condições neurológicas específicas é essencial para garantir abordagens adequadas, que respeitem as particularidades de cada indivíduo e promovam seu desenvolvimento educacional de forma inclusiva e eficaz.
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