Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que

Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que

Resposta:

A alternativa correta é E)

O sociólogo da educação Charlot (2005) propõe uma reflexão profunda sobre as diferentes formas de violência no contexto escolar, diferenciando violência na escola, violência à escola e violência da escola. Sua abordagem destaca a importância de analisar essas questões a partir das relações entre os sujeitos e sua relação com o saber, distanciando-se de visões simplistas que culpabilizam apenas os indivíduos.

Ao discutir as opções apresentadas, Charlot rejeita perspectivas que buscam eliminar a agressividade (alternativa A) ou canalizá-la exclusivamente para atividades como esporte e arte (alternativa B), pois ambas ignoram a complexidade do fenômeno. Também critica a ideia de delegar casos de violência à polícia (alternativa C), assim como a visão determinista que apresenta a violência dos alunos como mera reação à violência institucional (alternativa D).

A alternativa correta (E) reflete o cerne do pensamento de Charlot: a escola opera no âmbito da linguagem e da troca simbólica, sendo seu papel fundamental regular a agressividade e os conflitos através do diálogo. Quando a instituição falha em estabelecer esse espaço de mediação pela palavra, abre caminho para a emergência da violência. Essa perspectiva ressalta a responsabilidade da escola enquanto espaço de construção de relações sociais baseadas no respeito mútuo e na capacidade de transformar conflitos através da comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *