Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como

Resposta:

A alternativa correta é E)

Martha Kohl, em sua análise das contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, destaca a importância da intervenção do outro social no processo de desenvolvimento humano. Segundo Vygotsky, essa intervenção não se limita a uma simples transmissão de conhecimentos ou imposição de valores, mas envolve uma dinâmica complexa de interação e ressignificação.

A alternativa correta, E), reflete a visão vygotskyana ao enfatizar que cada situação de interação com o mundo social é única, pois o indivíduo não é um receptor passivo, mas um agente ativo que interpreta e ressignifica o material cultural a partir de suas próprias possibilidades. Essa perspectiva reconhece a natureza dialética do desenvolvimento, em que o social e o individual se entrelaçam de forma dinâmica.

As demais alternativas apresentam visões parciais ou distorcidas da teoria de Vygotsky. A alternativa A) reduz o processo a uma internalização passiva, enquanto B) ignora o papel ativo do outro social. A alternativa C) distorce a ideia de intervenção como autoritarismo, e D) limita o processo a ações controladas, negligenciando a espontaneidade e criatividade inerentes às interações sociais.

Portanto, a alternativa E) melhor representa o pensamento de Vygotsky, ao considerar tanto a influência do meio social quanto a atividade interpretativa do indivíduo, elementos fundamentais para compreender o desenvolvimento humano segundo a perspectiva histórico-cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *