A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,
A zona de desenvolvimento proximal, na concepção de Vigotsky, é, fundamentalmente,
- A)a compreensão de que, ao longo do desenvolvimento, muda o papel dos significados culturalmente estabelecidos.
- B)a intervenção da escolarização na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento, com impacto sobre o desempenho escolar.
- C)um objetivo dos agrupamentos humanos, central para viver o processo de humanização e a constituição do cultural.
- D)o resultado do papel atribuído à atuação do biológico no social, como resultado da mediação social entre cultura e indivíduos.
- E)o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A zona de desenvolvimento proximal (ZDP), conceito central na teoria de Lev Vigotsky, refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real de um indivíduo, determinado por sua capacidade de resolver problemas de forma independente, e seu nível de desenvolvimento potencial, alcançado com a orientação ou colaboração de um parceiro mais experiente. Essa ideia destaca a importância das interações sociais e da mediação no processo de aprendizagem.
Entre as alternativas apresentadas, a opção E) é a correta, pois define a ZDP como "o espaço psicológico próprio da mudança, criado na interação recíproca de processos de aprendizagem e desenvolvimento". Isso reflete a essência da teoria vigotskiana, que enfatiza o papel das relações sociais e da cultura na construção do conhecimento.
As demais alternativas apresentam interpretações equivocadas ou tangenciais ao conceito:
- A) Aborda a mudança de significados culturais, mas não define a ZDP.
- B) Foca na escolarização, que, embora relacionada, não é o cerne da ZDP.
- C) Menciona objetivos dos agrupamentos humanos, distanciando-se do conceito.
- D) Trata da relação entre biológico e social, tema não central na ZDP.
Portanto, a ZDP é um conceito dinâmico que evidencia como a aprendizagem ocorre em contextos sociais, mediados por trocas que impulsionam o desenvolvimento cognitivo.
Deixe um comentário