A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,pois garante compreender o processo de conhecimento comointervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação dosujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentospráticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,levando efetivamente à passagem do individual ao social. Daprática para a teoria, para regressar à prática.José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que seseguem, a respeito da relação entre escola e sociedade. Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.
A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.
José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.
Buscar apoios pedagógicos nas próprias condições sociais concretas dos alunos é uma forma de colher os meios de levar um aluno com dificuldades escolares a interessar-se pelas atividades, a ter vontade de aprender e a dedicar-se aos estudos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado, extraído da obra de José Carlos Libâneo, aborda a pedagogia social crítica como uma perspectiva que integra teoria e prática, enfatizando a transformação do sujeito por meio de sua ação no mundo objetivo. Essa abordagem pedagógica não se limita à acumulação de informações, mas busca uma reelaboração mental que resulte em mudanças comportamentais e numa nova forma de interação com o mundo social. A passagem do individual para o social e o movimento contínuo entre prática e teoria são centrais nesse processo.
No contexto da relação entre escola e sociedade, a afirmação de que buscar apoios pedagógicos nas condições sociais concretas dos alunos é uma forma eficaz de engajar aqueles com dificuldades escolares está em sintonia com os princípios da pedagogia social crítica. Ao partir da realidade vivida pelos estudantes, a escola pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo, despertando o interesse e a motivação para os estudos. Essa prática reflete a ideia de intervenção no mundo objetivo e a modificação do sujeito através da ação, conforme proposto por Libâneo.
Portanto, a alternativa C) CERTO está correta, pois a abordagem descrita no item é coerente com a perspectiva crítica da pedagogia social, que valoriza o contexto social como base para a construção do conhecimento e a transformação do indivíduo.
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