Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Costuma-se definir aprendizagem como mudança decomportamento. Esse termo não se aplica somente às atividadesescolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde oinício da vida. Uma área específica dentro da psicologia investigaa aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,relativos às teorias da aprendizagem. Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.


Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos.

Para a teoria freiriana, a função da escola vai além da simples transmissão de conhecimento. Segundo essa perspectiva, a educação deve preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade de forma ativa e contribuindo para a transformação social. Isso se dá por meio de uma prática educativa que seja:

  • Criativa
  • Participativa
  • Dialógica
  • Conscientizadora

Essa abordagem pedagógica, desenvolvida por Paulo Freire, enfatiza o diálogo como ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, rompendo com modelos tradicionais de educação bancária. A alternativa que afirma que essa é a concepção freiriana sobre a função da escola está CORRETA (C).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *