João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza. De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.
De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
- A)personalismo e categorial.
- B)impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.
- C)impulsivo emocional e personalismo.
- D)sensório-motor e projetivo e categorial.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, as fases pelas quais as crianças passam são marcadas por características específicas que refletem seu crescimento cognitivo, emocional e social. No caso de João e Lucas, é possível identificar que cada um está em um estágio distinto, conforme descrito no texto.
João, com cinco anos, demonstra traços típicos do estágio personalista, no qual a criança começa a construir sua identidade e busca reconhecimento social. O uso frequente do pronome na primeira pessoa, a necessidade de admiração e a diminuição das crises de oposição são indícios claros dessa fase. Além disso, a capacidade de distinguir realidade e fantasia, mesmo que ainda as misture em brincadeiras, mostra um avanço em sua consciência.
Já Lucas, sendo mais velho, apresenta características do estágio categorial, marcado pelo desenvolvimento da memória e da atenção voluntária, além da capacidade de estabelecer relações e categorias entre fenômenos. Embora ainda tenha dificuldades em análises mais complexas (como confundir vento e chuva em certos contextos), já consegue diferenciá-los, o que indica um pensamento mais estruturado.
Portanto, a alternativa correta é A) personalismo e categorial, pois reflete adequadamente os estágios de desenvolvimento em que João e Lucas se encontram, respectivamente, segundo a teoria walloniana.
Deixe um comentário