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Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é:

Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é:

Resposta:

A alternativa correta é C)

Conforme a teoria de Paulo Freire, a educação deve ser um instrumento de libertação e conscientização, promovendo a reflexão crítica sobre a realidade social. Sua abordagem pedagógica, conhecida como Pedagogia do Oprimido, enfatiza o diálogo, a problematização e a ação transformadora como elementos centrais do processo educativo.

A tendência pedagógica que melhor se alinha aos princípios freireanos é a Progressista Libertadora, alternativa C). Essa corrente defende que a escola deve ir além da transmissão de conhecimentos técnicos, assumindo um papel ativo na formação de sujeitos críticos e participativos, capazes de intervir na sociedade para promover mudanças.

As demais alternativas não representam adequadamente a proposta de Freire:

  • A) Progressista Libertária – Embora também valorize a autonomia, tem um foco mais individualista e menos engajado na transformação social coletiva.
  • B) Progressista Histórico-crítica – Apesar de crítica, prioriza a análise das estruturas sociais de forma mais teórica, sem a mesma ênfase na práxis freireana.
  • D) Liberal Tecnicista – Centralizada na eficiência técnica, divorciada de uma perspectiva crítica e emancipatória.
  • E) Liberal Escola Nova – Foca no desenvolvimento individual e adaptação ao meio, sem a dimensão política proposta por Freire.

Portanto, a resposta correta é C) Progressista Libertadora, pois reflete o caráter dialógico, problematizador e transformador da educação conforme defendido por Paulo Freire.

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