Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:
Segundo Luckesi, para que uma avaliação cumpra sua função diagnóstica, deve ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências. Para serem adequados, estes instrumentos devem, EXCETO:
- A)Medir resultados de aprendizagem claramente definidos e com harmonia com os objetivos institucionais.
- B)Ser construídos tão fidedignos quanto possível e, em consequência, ser interpretados com cautela.
- C)Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do aluno e do sistema de ensino.
- D)Ser destinados exclusivamente a uma atribuição de notas e conceitos aos alunos, visando classificar o educando num certo estágio de desenvolvimento.
- E)Ser planejados para se ajustar aos usos particulares a serem feitos dos resultados.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo Luckesi, a avaliação educacional deve ser conduzida com rigor técnico para cumprir sua função diagnóstica, exigindo critérios específicos na elaboração e aplicação de seus instrumentos. Esses critérios visam garantir que a avaliação seja um processo contínuo e formativo, contribuindo para o aprimoramento da aprendizagem e do sistema de ensino como um todo.
Entre as alternativas apresentadas, a única que não se alinha com os princípios de uma avaliação diagnóstica é a opção D), que propõe o uso exclusivo dos instrumentos para atribuição de notas e conceitos, com o objetivo de classificar os alunos em estágios de desenvolvimento. Essa visão reducionista da avaliação contradiz a perspectiva de Luckesi, que defende uma abordagem mais ampla e processual, focada na identificação de dificuldades e no direcionamento de estratégias pedagógicas.
As demais alternativas estão corretas, pois refletem características essenciais de uma avaliação bem estruturada: clareza nos objetivos (A), confiabilidade na construção e interpretação (B), foco na melhoria da aprendizagem (C) e adequação aos fins pedagógicos (E). Portanto, o gabarito correto é D), já que essa opção desvirtua o propósito formativo da avaliação, transformando-a em um mero instrumento classificatório.
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