João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social. Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.
Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.
De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados
- A)personalismo e categorial.
- B)impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.
- C)impulsivo emocional e personalismo.
- D)sensório-motor e projetivo e categorial.
Resposta:
A alternativa correta é A)
De acordo com a teoria do desenvolvimento humano proposta por Henri Wallon, as crianças passam por estágios distintos que refletem seu crescimento emocional, cognitivo e social. No caso de João e Lucas, é possível identificar características que os situam em fases específicas desse desenvolvimento.
João, com cinco anos de idade, demonstra consciência corporal e utiliza frequentemente o pronome pessoal na primeira pessoa, indicando uma forte noção de si mesmo. Além disso, ele busca admiração e aprovação dos outros, o que é típico do estágio personalismo, no qual a criança consolida sua identidade e busca reconhecimento social. Apesar de já distinguir realidade e fantasia, ainda as mistura em seus jogos, o que também é comum nessa fase.
Já Lucas, o irmão mais velho, apresenta um desenvolvimento mais avançado em termos de memória e atenção voluntárias, mas ainda enfrenta desafios na análise de situações mais complexas. Sua capacidade de estabelecer distinções entre fenômenos naturais, como vento e chuva, mesmo com certa confusão inicial, sugere que ele está no estágio categorial. Nessa fase, a criança começa a organizar o mundo por categorias e a desenvolver um pensamento mais lógico e abstrato.
Portanto, a alternativa correta é A) personalismo e categorial, pois essas são as etapas que melhor descrevem os estágios de desenvolvimento de João e Lucas, respectivamente, conforme a teoria de Wallon.
Deixe um comentário