As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
- A)Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
- B)Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
- C)Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
- D)Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
- E)Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).
Resposta:
A alternativa correta é C)
As práticas do cotidiano escolar são influenciadas por diversos fatores políticos e sociais, que refletem diferentes visões de homem, sociedade e, consequentemente, de educação. Essas concepções se materializam em abordagens pedagógicas distintas, definindo o papel da escola, os métodos de aprendizagem e a relação entre professores e alunos.
Conforme a classificação proposta por Libâneo (1992), as tendências pedagógicas podem ser agrupadas em duas grandes vertentes:
- Pedagogia Liberal: engloba as abordagens tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista. Essa vertente está associada a uma visão de educação que prioriza a adaptação do indivíduo à sociedade, muitas vezes reforçando os valores e estruturas vigentes.
- Pedagogia Progressista: inclui as tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Essas abordagens têm um caráter mais transformador, buscando questionar as desigualdades sociais e promover a emancipação dos alunos.
Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a C), que distingue adequadamente as pedagogias Liberal e Progressista, conforme a categorização de Libâneo. Essa divisão reflete não apenas diferenças metodológicas, mas também divergências ideológicas sobre o papel da educação na sociedade.
Deixe um comentário