Assinale as alternativas que expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem. I. Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes. II. A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação. III. Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência. IV. Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores. São verdadeiras as alternativas:
Assinale as alternativas que expressam aspectos da teoria piagetiana sobre a aprendizagem.
I. Na teoria piagetiana, a inteligência, a aprendizagem e o processo de construção do conhecimento aparecem inter-relacionados e interdependentes.
II. A aprendizagem é a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio quer pela assimilação, quer pela acomodação.
III. Assimilação é a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios anteriores do indivíduo para ajustá-los a cada nova experiência.
IV. Acomodação é a aplicação dos esquemas ou experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação, incorporando os novos elementos aos seus esquemas anteriores.
São verdadeiras as alternativas:
- A)I e IV.
- B)I e III.
- C)I e II.
- D)II e III.
- E)II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O ensaio a seguir discute os aspectos centrais da teoria piagetiana sobre a aprendizagem, com base nas alternativas apresentadas, destacando a correção da opção C (I e II).
A teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem é um marco na psicologia e na educação, enfatizando a construção ativa do conhecimento pelo indivíduo. Entre os princípios fundamentais dessa teoria, destacam-se dois aspectos presentes nas alternativas I e II, que expressam corretamente a visão piagetiana.
A primeira afirmação (I) ressalta a inter-relação entre inteligência, aprendizagem e construção do conhecimento. Para Piaget, esses processos não são isolados, mas sim dinâmicos e interdependentes. A inteligência é compreendida como uma adaptação contínua ao meio, mediada pela aprendizagem, que, por sua vez, ocorre por meio da interação entre o sujeito e o ambiente. Essa perspectiva rompe com visões passivas da aprendizagem, posicionando o indivíduo como agente ativo na aquisição de conhecimento.
A segunda afirmação (II) complementa a primeira ao descrever a aprendizagem como a mobilização dos esquemas mentais por meio da assimilação e acomodação. Esses dois mecanismos são centrais na teoria piagetiana: a assimilação ocorre quando o indivíduo integra novas informações a esquemas já existentes, enquanto a acomodação envolve a modificação desses esquemas para adaptar-se a novas experiências. A alternância entre esses processos é o que permite o equilíbrio cognitivo e o avanço do desenvolvimento.
As afirmações III e IV, no entanto, invertem os conceitos de assimilação e acomodação, o que as torna incorretas. A assimilação não é a reorganização de esquemas (como afirma III), mas sim a incorporação de elementos externos a estruturas internas preexistentes. Já a acomodação (descrita erroneamente em IV) não se trata da aplicação de esquemas anteriores, mas sim da transformação desses esquemas para lidar com novas situações.
Portanto, a alternativa C (I e II) é a única que apresenta afirmações plenamente alinhadas com a teoria piagetiana, destacando a natureza ativa e adaptativa da aprendizagem e a interdependência entre os processos cognitivos. Essa compreensão tem implicações profundas para a educação, sugerindo que o ensino deve priorizar a interação e a experimentação, permitindo que o aluno construa seu conhecimento de forma significativa.
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