J. Piaget e sua teoria construtivista são referências para se pensar a aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Nos itens a seguir, estão explicitadas quatro ideias sobre a aprendizagem. I As ideias prévias devem ser objeto de ampliação pelo mecanismo de diferenciação progressiva. II Os conflitos cognitivos são essenciais para os desequilíbrios cognitivos que podem levar à aprendizagem. III A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, ou seja, um processo de autorregulação. IV A motivação é o fator mais importante nos desequilíbrios cognitivos. As ideias coerentes com a teoria de Piaget sobre a aprendizagem estão presentes nos itens
J. Piaget e sua teoria construtivista são referências para se pensar a aprendizagem dos estudantes no contexto escolar. Nos itens a seguir, estão explicitadas quatro ideias sobre a aprendizagem.
I As ideias prévias devem ser objeto de ampliação pelo mecanismo de diferenciação progressiva.
II Os conflitos cognitivos são essenciais para os desequilíbrios cognitivos que podem levar à aprendizagem.
III A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva, ou seja, um processo de autorregulação.
IV A motivação é o fator mais importante nos desequilíbrios cognitivos.
As ideias coerentes com a teoria de Piaget sobre a aprendizagem estão presentes nos itens
- A)I e II.
- B)II e III.
- C)I e IV.
- D)III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O pensamento de Jean Piaget e sua teoria construtivista oferecem uma base fundamental para compreender como os estudantes aprendem no ambiente escolar. Sua abordagem destaca a importância dos processos cognitivos e da interação entre o sujeito e o meio na construção do conhecimento. Diante das quatro ideias apresentadas, é possível identificar quais estão alinhadas com os princípios piagetianos.
A primeira afirmação (I) menciona que as ideias prévias devem ser ampliadas por meio da diferenciação progressiva. Embora esse conceito seja relevante para a aprendizagem, ele está mais associado à teoria de David Ausubel do que à de Piaget. Portanto, essa alternativa não reflete diretamente o construtivismo piagetiano.
Já a segunda afirmação (II) aborda os conflitos cognitivos como elementos essenciais para os desequilíbrios que levam à aprendizagem. Essa ideia é central na teoria de Piaget, pois ele defende que o confronto entre o que o indivíduo já sabe e novas informações gera um desequilíbrio, estimulando a adaptação e a construção de novos esquemas mentais.
A terceira afirmação (III) descreve a aprendizagem como um processo de reorganização cognitiva e autorregulação, o que está totalmente em sintonia com Piaget. Para ele, a aprendizagem ocorre por meio da assimilação e acomodação, processos que envolvem a constante reestruturação do conhecimento.
Por fim, a quarta afirmação (IV) coloca a motivação como o fator mais importante nos desequilíbrios cognitivos. Embora a motivação tenha seu papel, Piaget enfatiza os mecanismos internos de equilibração e adaptação, não atribuindo à motivação um peso determinante como sugere a alternativa.
Dessa forma, as ideias que realmente correspondem à teoria de Piaget são as presentes nos itens II e III, tornando a alternativa B) a correta. Essa escolha reflete a compreensão dos pilares do construtivismo, que valorizam os conflitos cognitivos e a reorganização ativa do conhecimento pelo aprendiz.
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