Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.Para Piaget, a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança, enfatizando a ideia de que só é possível aprender quando há um nível de amadurecimento das fünções cognitivas compatível com o nível da aprendizagem requerido.
Quanto ao desenvolvimento das funções cognitvas, julgue o item subsequente.
Para Piaget, a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança, enfatizando a ideia de que só é possível aprender quando há um nível de amadurecimento das fünções cognitivas compatível com o nível da aprendizagem requerido.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Quanto ao desenvolvimento das funções cognitivas, o item apresentado está correto (C) CERTO, conforme a teoria de Jean Piaget.
Piaget, em sua abordagem construtivista, defende que a aprendizagem está diretamente vinculada ao estágio de desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra. Segundo sua teoria, o conhecimento é construído progressivamente através da interação entre o indivíduo e o meio, sendo que cada fase do desenvolvimento apresenta características específicas que determinam o que e como a criança pode aprender.
O psicólogo suíço propôs quatro estágios principais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais. Em cada um desses estágios, as estruturas mentais da criança apresentam diferentes níveis de maturidade, o que influencia diretamente sua capacidade de assimilar novos conhecimentos.
Portanto, a afirmação está correta ao destacar que a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento da criança e que só é possível aprender quando há um amadurecimento cognitivo compatível com o que está sendo exigido. Essa visão piagetiana contrasta com abordagens que defendem a primazia do ambiente ou da instrução no processo de aprendizagem, colocando o desenvolvimento biológico e cognitivo como pré-requisito fundamental para a aquisição de novos conhecimentos.
Deixe um comentário