Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder à questão relativa à base psicológica do ensino-aprendizagem.De suas pesquisas, […] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente […]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais […]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. […] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação […]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos. (VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da    Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)Depreende-se da leitura que a teoria em questão foi formulada por

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo para responder à questão relativa à base psicológica do ensino-aprendizagem.
De suas pesquisas, […] elabora algumas categorias para compreender o processo de desenvolvimento humano, sendo a equilibração uma categoria fundamental. Para o autor, todo organismo vivo precisa viver em equilíbrio com o meio ambiente […]. Este ambiente possibilita situações novas, desafiadoras e conflitantes ao indivíduo causando-lhe desequilíbrios, que são necessários para o avanço do seu desenvolvimento. Diante de um conflito (nova tarefa, novo objeto a ser conhecido ou nova palavra a ser aprendida), o indivíduo se desequilibra e, para reequilibrar-se, lança mão de alguns mecanismos fundamentais […]. Dentre esses mecanismos, encontra-se a assimilação que se manifesta quando o organismo, sem se alterar, procura significado, a partir de experiências anteriores, para compreender um novo conflito. […] um segundo mecanismo natural do indivíduo é o da acomodação, no qual o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio através de sua transformação […]. Vale frisar que os processos de assimilação e acomodação, embora diferentes, ocorrem simultaneamente na resolução dos conflitos apresentados pelo ambiente em decorrência da interação do indivíduo com o mundo dos objetos. 

(VIOTTO; PONCE; ALMEIDA. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e 
Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. In Revista Psicologia da
    Educação. n.º 29. São Paulo, Dezembro, 2009.)

Depreende-se da leitura que a teoria em questão foi formulada por

Resposta:

A alternativa correta é A)

O texto apresentado aborda conceitos fundamentais da psicologia do desenvolvimento, destacando mecanismos como assimilação e acomodação, além do princípio da equilibração. Esses elementos são centrais na teoria formulada por Jean Piaget, um dos mais influentes estudiosos do desenvolvimento cognitivo.

Piaget propôs que o conhecimento é construído por meio da interação entre o indivíduo e o ambiente, em um processo dinâmico de desequilíbrio e reequilíbrio. Quando uma nova situação desafiadora surge, o sujeito busca adaptar-se, seja incorporando a experiência a esquemas mentais pré-existentes (assimilação), seja modificando esses esquemas para compreender a novidade (acomodação). Essa perspectiva é característica da Epistemologia Genética de Piaget, que explora como a inteligência se desenvolve em estágios.

As alternativas apresentam outros pensadores relevantes, mas apenas Jean Piaget (opção A) elaborou a teoria descrita no texto. Carl Rogers focou na abordagem humanista, Ivan Pavlov no condicionamento reflexo, e Paulo Freire na pedagogia crítica, nenhum deles trabalhando com os conceitos de equilibração, assimilação e acomodação como Piaget.

Portanto, a resposta correta é:

A) Jean Piaget

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *