Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Significativo avanço nas tendências pedagógicas e, consequentemente, na ação docente foi, sem dúvida, o surgimento das teorias construtivistas e interacionistas fundamentadas no pensamento de Piaget. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.I. Quando a concepção de aprendizagem está vinculada ao processo de conhecimento, também denominado de processo cognitivo, e não mais no processo de condicionamento, ou seja, através da inteligência, o ser humano age, aprende e constrói conhecimentos que lhe possibilitam uma interação cada vez melhor com o meio, por mais adverso que este lhe seja. II. Uma maneira adequada de ampliar e/ou modificar as estruturas do aluno consiste em provocar discordâncias ou conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais, mediante atividades, o aluno consiga reequilibrar‐se, superando a discordância reconstruindo o conhecimento. III. A contribuição desses fundamentos teóricos na aprendizagem escolar tem como objetivo principal alcançar comportamentos apropriados por parte dos alunos, basicamente entendidos como apropriação e modificação de respostas. Assim, se a resposta emitida for desejada haverá reforço, cuja natureza dependerá, necessariamente, do nível etário e do esforço dos alunos. Estão corretas as afirmativas

Significativo avanço nas tendências pedagógicas e, consequentemente, na ação docente foi, sem dúvida, o
surgimento das teorias construtivistas e interacionistas fundamentadas no pensamento de Piaget. Considerando o
exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando a concepção de aprendizagem está vinculada ao processo de conhecimento, também denominado de
processo cognitivo, e não mais no processo de condicionamento, ou seja, através da inteligência, o ser humano age,
aprende e constrói conhecimentos que lhe possibilitam uma interação cada vez melhor com o meio, por mais
adverso que este lhe seja. 

II. Uma maneira adequada de ampliar e/ou modificar as estruturas do aluno consiste em provocar discordâncias ou
conflitos cognitivos que representem desequilíbrios a partir dos quais, mediante atividades, o aluno consiga
reequilibrar‐se, superando a discordância reconstruindo o conhecimento.


III.
A contribuição desses fundamentos teóricos na aprendizagem escolar tem como objetivo principal alcançar
comportamentos apropriados por parte dos alunos, basicamente entendidos como apropriação e modificação de
respostas. Assim, se a resposta emitida for desejada haverá reforço, cuja natureza dependerá, necessariamente, do
nível etário e do esforço dos alunos.

Estão corretas as afirmativas

Resposta:

A alternativa correta é B)

O construtivismo e as teorias interacionistas, baseadas nos estudos de Piaget, representaram um marco importante na evolução das práticas pedagógicas e no papel do docente. Essas abordagens destacam a aprendizagem como um processo ativo de construção do conhecimento, em oposição às visões behavioristas que enfatizavam o condicionamento. Diante disso, analisemos as afirmativas apresentadas:

Afirmativa I: Esta afirmação está correta, pois reflete o cerne da perspectiva construtivista. A aprendizagem é entendida como um processo cognitivo no qual o indivíduo ativamente constrói conhecimento através de sua interação com o meio. Essa visão supera a ideia de aprendizagem como mero condicionamento, destacando o papel da inteligência e da ação humana na aquisição de conhecimento.

Afirmativa II: Também correta, esta afirmação aborda o conceito piagetiano de desequilíbrio cognitivo como motor da aprendizagem. A proposta de provocar conflitos cognitivos para estimular a reestruturação do conhecimento pelo aluno é uma estratégia pedagógica alinhada com os princípios construtivistas, que valorizam a superação de desafios intelectuais como forma de desenvolvimento.

Afirmativa III: Esta afirmação está incorreta, pois descreve uma abordagem behaviorista da aprendizagem, focada em reforço de comportamentos e respostas, o que é incompatível com a perspectiva construtivista. O objetivo principal das teorias construtivistas não é alcançar comportamentos apropriados através de reforço, mas sim promover a construção ativa de conhecimento pelo aprendiz.

Portanto, estão corretas apenas as afirmativas I e II, correspondendo à alternativa B).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *