Relacione os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, às suas respectivas características. 1. Período Simbólico 2. Período Intuitivo 3. Período Operatório Concreto ( ) A criança é capaz de ordenar elementos por seu tamanho e consolida as conservações de número, substância, volume e peso. ( ) A criança desenha, imita, dramatiza. Capacidade de formar imagens mentais, transformando objetos em uma satisfação da vontade. ( ) A criança explica os fenômenos e tem capacidade de distinguir a fantasia do real. Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Relacione os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, às
suas respectivas características.
1. Período Simbólico
2. Período Intuitivo
3. Período Operatório Concreto
( ) A criança é capaz de ordenar elementos por seu tamanho e
consolida as conservações de número, substância, volume e
peso.
( ) A criança desenha, imita, dramatiza. Capacidade de formar
imagens mentais, transformando objetos em uma satisfação
da vontade.
( ) A criança explica os fenômenos e tem capacidade de
distinguir a fantasia do real.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para
baixo.
- A)1 – 2 – 3
- B)3 – 2 – 1
- C)3 – 1 – 2
- D)2 – 3 – 1
- E)2 – 1 – 3
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os estágios de desenvolvimento propostos por Jean Piaget são fundamentais para compreender como as crianças constroem seu conhecimento ao longo do crescimento. A relação correta entre os períodos e suas características é a seguinte:
1. Período Simbólico (Pré-Operatório - Subfase): Nesta fase, a criança desenvolve a capacidade de representar mentalmente objetos e situações. Ela desenha, imita e dramatiza, transformando a realidade de acordo com sua vontade. A imaginação é marcante, e a criança ainda não diferencia completamente a fantasia do real.
2. Período Intuitivo (Pré-Operatório - Subfase): Aqui, a criança começa a explicar fenômenos de forma rudimentar, baseando-se em percepções imediatas. Embora ainda tenha pensamento egocêntrico, ela já demonstra maior capacidade de distinguir entre fantasia e realidade, ainda que de maneira limitada.
3. Período Operatório Concreto: Neste estágio, a criança adquire a capacidade de realizar operações mentais lógicas, mas apenas com objetos concretos. Ela consegue ordenar elementos por tamanho, classificar e compreender conceitos de conservação (número, substância, volume e peso). O pensamento torna-se mais organizado e menos intuitivo.
A ordem correta das características apresentadas no enunciado, relacionadas aos períodos, é: 3 (Operatório Concreto) – 1 (Simbólico) – 2 (Intuitivo), correspondendo à alternativa C).
Deixe um comentário