Segundo Maturana, na obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, “se dizemos que uma criança é de uma certa maneira boa, má, inteligente ou boba, estabilizamos nossa relação com ela de acordo com o que dizemos, e a criança, a menos que se aceite e se respeite, cairá na armadilha da não aceitação e do não respeito por si mesma; não se aceitando, não aceitará o outro”. Nessa perspectiva, para o desenvolvimento de boas relações na escola, é necessário:( ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas; ( ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem; ( ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.
Segundo Maturana, na obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, “se dizemos que uma criança é de uma certa maneira boa, má, inteligente ou boba, estabilizamos nossa relação com ela de acordo com o que dizemos, e a criança, a menos que se aceite e se respeite, cairá na armadilha da não aceitação e do não respeito por si mesma; não se aceitando, não aceitará o outro”. Nessa perspectiva, para o desenvolvimento de boas relações na escola, é necessário:
( ) criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas;
( ) convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem;
( ) não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber.
Para completar a ideia do enunciado, analise as afirmativas apresentadas, classificando cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F), e assinale a alternativa que contém a classificação correta, de cima para baixo.
- A)V, V, V.
- B)V, F, F.
- C)F,V, V.
- D)V, F,V.
- E)F, V, F.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo a perspectiva de Humberto Maturana em sua obra Emoções e Linguagem na Educação e na Política, o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente escolar depende fundamentalmente da forma como as crianças são percebidas e valorizadas. O autor alerta para os riscos de rotular os alunos, pois isso pode levar à não aceitação de si mesmas e, consequentemente, à dificuldade de aceitar o outro. Diante disso, as afirmativas apresentadas devem ser analisadas à luz desse pensamento.
A primeira afirmação, que propõe "criar um espaço de convivência que favoreça o desenvolvimento das relações consigo mesma e com outras pessoas", está em plena sintonia com a visão de Maturana. Um ambiente acolhedor e respeitoso é essencial para que a criança se aceite e, assim, possa estabelecer relações positivas com os demais. Portanto, essa afirmação é verdadeira (V).
Já a segunda afirmação, que sugere "convidarmos nossas crianças a olharem o que fazem, e, sobretudo, levarmos essas crianças a competirem", vai na contramão do pensamento do autor. Maturana enfatiza a importância da cooperação e do respeito mútuo, e não da competição, que pode gerar comparações e desvalorização. Logo, essa afirmação é falsa (F).
A terceira afirmação, que defende "não desvalorizarmos nossas crianças em função daquilo que não sabem; valorizemos seu saber", reflete exatamente a proposta de Maturana. Valorizar o conhecimento e as potencialidades de cada criança, em vez de focar em suas limitações, é fundamental para sua autoaceitação e para o estabelecimento de relações saudáveis. Assim, essa afirmação é verdadeira (V).
Portanto, a sequência correta das classificações é V, F, V, correspondente à alternativa D).
Deixe um comentário