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A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu–se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como: 1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação. 2. É parte da primeira etapa da Educação Básica. 3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade. 4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade. 5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu–se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como:

1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação.

2. É parte da primeira etapa da Educação Básica.

3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade.

4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.

5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Resposta:

A alternativa correta é D)

A educação da criança pequena passou por uma significativa transformação em sua concepção ao longo dos anos. Antes vista como um aspecto secundário, hoje é reconhecida como parte essencial do sistema público de educação e da primeira etapa da Educação Básica. Essa mudança de perspectiva foi impulsionada por estudos e pesquisas que destacaram a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento integral do indivíduo.

Atualmente, a educação infantil é compreendida como um direito da criança e um elemento fundamental para a construção da cidadania e da qualidade educacional. Nesse contexto, as interações e as brincadeiras assumem papel central, sendo consideradas eixos estruturantes para uma educação de qualidade na primeira infância.

Embora o Estado tenha a obrigação de oferecer educação infantil, essa oferta não é opcional, mas sim um dever constitucional. A família, por sua vez, compartilha a responsabilidade pela educação das crianças pequenas. No entanto, a afirmativa 5 está incorreta ao sugerir que a educação infantil é uma "opção do Estado", quando na verdade é uma obrigação legal.

Portanto, as afirmativas corretas são: a educação infantil integra o sistema público de educação (1); constitui a primeira etapa da Educação Básica (2); é concebida como questão de direito, cidadania e qualidade (3); e tem nas interações e brincadeiras seus eixos fundamentais (4). A alternativa que contempla todas essas afirmações verdadeiras é a D.

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