A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu–se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como: 1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação. 2. É parte da primeira etapa da Educação Básica. 3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade. 4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade. 5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A educação da criança pequena foi considerada, por muito tempo, como pouco importante. A partir de estudos e pesquisas sobre o assunto, conseguiu–se chegar a uma nova compreensão da educação da criança pequena que passa a ser entendida como:
1. A educação da criança pequena integra o sistema público de educação.
2. É parte da primeira etapa da Educação Básica.
3. É concebida como questão de direito, cidadania e qualidade.
4. As interações e as brincadeiras são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.
5. É opção do Estado e dever da família prover a educação infantil para as crianças pequenas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
- A)É correta apenas a afirmativa 4.
- B)É correta apenas a afirmativa 5
- C)São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
- D)São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
- E)São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A educação da criança pequena passou por uma significativa transformação em sua concepção ao longo dos anos. Antes vista como um aspecto secundário, hoje é reconhecida como parte essencial do sistema público de educação e da primeira etapa da Educação Básica. Essa mudança de perspectiva foi impulsionada por estudos e pesquisas que destacaram a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento integral do indivíduo.
Atualmente, a educação infantil é compreendida como um direito da criança e um elemento fundamental para a construção da cidadania e da qualidade educacional. Nesse contexto, as interações e as brincadeiras assumem papel central, sendo consideradas eixos estruturantes para uma educação de qualidade na primeira infância.
Embora o Estado tenha a obrigação de oferecer educação infantil, essa oferta não é opcional, mas sim um dever constitucional. A família, por sua vez, compartilha a responsabilidade pela educação das crianças pequenas. No entanto, a afirmativa 5 está incorreta ao sugerir que a educação infantil é uma "opção do Estado", quando na verdade é uma obrigação legal.
Portanto, as afirmativas corretas são: a educação infantil integra o sistema público de educação (1); constitui a primeira etapa da Educação Básica (2); é concebida como questão de direito, cidadania e qualidade (3); e tem nas interações e brincadeiras seus eixos fundamentais (4). A alternativa que contempla todas essas afirmações verdadeiras é a D.
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