Em consonância com o papel de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, entre outros, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). De acordo com os citados documentos, analise as afirmativas abaixo. I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira. II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros. III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares. IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos. V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA.
Em consonância com o papel de indutor de políticas educacionais e de proponente de diretrizes para a educação, entre outros, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009). De acordo com os citados documentos, analise as afirmativas abaixo.
I. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil podem ser definidos como referência, ponto de partida, ponto de chegada ou linha de fronteira.
II. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil presumem a possibilidade de quantificação, servindo, portanto, como instrumento para aferir o nível de aplicabilidade dos parâmetros.
III. Indicadores Nacionais de Qualidade da Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento e execução de propostas pedagógicas e curriculares.
IV. Parâmetros são mais amplos e genéricos. Indicadores são mais específicos e precisos.
V. Um parâmetro de qualidade inquestionável, por exemplo, é a formação específica das professoras e professores de Educação Infantil.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
- B)Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
- C)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
- D)Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O Ministério da Educação (MEC) desempenha um papel fundamental na definição de políticas e diretrizes para a educação no Brasil, especialmente no que diz respeito à Educação Infantil. Documentos como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006) e os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (2009) são essenciais para estabelecer padrões e orientar práticas pedagógicas. A análise das afirmativas apresentadas revela que:
A afirmativa I está correta, pois os parâmetros servem como referências ou pontos de partida para a qualidade na educação infantil, podendo também representar metas a serem alcançadas. Já a afirmativa II também está correta, uma vez que os indicadores permitem quantificar e avaliar a aplicabilidade desses parâmetros, funcionando como ferramentas de mensuração.
A afirmativa III, no entanto, está incorreta. Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil não são diretamente articulados com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, nem são elaborados pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Essa descrição se aplica mais aos parâmetros do que aos indicadores.
A afirmativa IV está correta, pois os parâmetros são, de fato, mais amplos e genéricos, enquanto os indicadores são específicos e mensuráveis, permitindo uma avaliação mais precisa. Por fim, a afirmativa V também está correta, já que a formação específica dos professores é um parâmetro fundamental para garantir a qualidade na Educação Infantil.
Portanto, a alternativa A) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas é a resposta correta, conforme o gabarito indicado.
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