Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano. Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, os professore(as) devem: I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação. II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida. III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos. IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos. V. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida. Assinale a alternativa CORRETA.
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) trazem indicações para estruturação do trabalho cotidiano. Objetivando garantir o bem-estar, assegurar o crescimento e promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil sob sua responsabilidade, os professore(as) devem:
I. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene, descanso e movimentação.
II. assegurar que bebês e crianças sejam atendidos em suas necessidades de proteção, dedicando atenção especial a eles durante o período de acolhimento inicial e em momentos peculiares de sua vida.
III. auxiliar bebês e crianças nas atividades que não podem realizar sozinhos.
IV. organizar situações nas quais seja possível que bebês e crianças tenham sempre possibilidade de brincar e interagir com os mesmos companheiros, tidos como parceiros favoritos.
V. promover atividades que assegurem apenas o prazer e o gosto da criança atendida.
Assinale a alternativa CORRETA.
- A)Somente as afirmativas I, II, e IV estão corretas.
- B)Somente as afirmativas II, III e V estão corretas.
- C)Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
- D)Somente as afirmativas I, II, e V estão corretas.
- E)Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006) estabelecem diretrizes fundamentais para a organização do trabalho pedagógico na primeira etapa da educação básica. Esses parâmetros visam garantir o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
Analisando as afirmativas apresentadas:
I. Correta - O atendimento às necessidades básicas de saúde, nutrição, higiene e movimento é essencial para o desenvolvimento infantil.
II. Correta - A proteção e atenção especial durante períodos de adaptação e transição são fundamentais para o bem-estar emocional das crianças.
III. Correta - O papel mediador do professor é crucial para apoiar as crianças em atividades que ainda não dominam completamente.
IV. Incorreta - Embora importante, a interação com os mesmos companheiros não deve ser uma imposição, mas sim uma possibilidade natural no contexto educativo.
V. Incorreta - As atividades devem ir além do simples prazer imediato, promovendo também aprendizagens significativas.
Portanto, a alternativa correta é C) Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas, pois refletem adequadamente os princípios dos Parâmetros Nacionais para a Educação Infantil.
Deixe um comentário