Considerando os aspectos históricos e as finalidades da educação infantil, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza na Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado para com a educação. ( ) A identidade das creches e pré-escolas atualmente é marcada por diferenciações em relação à classe social das crianças, o que reflete na fragmentação das concepções sobre educação em espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade meramente ligada ao corpo e destinada às crianças mais pobres e o educar como experiência de promoção intelectual reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados. ( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), ao regulamentar esse ordenamento, introduziu uma série de inovações em relação à educação básica, dentre as quais figura a integração das creches nos sistemas de ensino, compondo, junto com as pré-escolas, a primeira etapa da educação básica. ( ) Lei nº 9.394/96 vincula a educação básica aos municípios e evidencia o estímulo à heteronomia das unidades educacionais na organização determinada pelas propostas curriculares do município, garantindo a oferta de uma educação igual para todas as crianças. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).
Constituição de 1988, com o reconhecimento da educação infantil como dever do Estado para
com a educação.
classe social das crianças, o que reflete na fragmentação das concepções sobre educação em
espaços coletivos, compreendendo o cuidar como atividade meramente ligada ao corpo e
destinada às crianças mais pobres e o educar como experiência de promoção intelectual
reservada aos filhos dos grupos socialmente privilegiados.
ordenamento, introduziu uma série de inovações em relação à educação básica, dentre as quais
figura a integração das creches nos sistemas de ensino, compondo, junto com as pré-escolas, a
primeira etapa da educação básica.
das unidades educacionais na organização determinada pelas propostas curriculares do
município, garantindo a oferta de uma educação igual para todas as crianças.
- A)F – V – V – F
- B)V – F – V – F
- C)V – V – F – F
- D)V – F – V – V
- E)F – V – F – V
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda questões fundamentais sobre a educação infantil no Brasil, destacando aspectos históricos e legais que moldaram sua trajetória. A análise das afirmativas permite compreender como a legislação e as políticas públicas têm influenciado a concepção e a organização desse nível educacional.
A primeira afirmativa é verdadeira (V), pois a Constituição de 1988 realmente estabeleceu a educação infantil como um direito social e dever do Estado, marcando um avanço significativo na garantia desse direito para todas as crianças. Já a segunda afirmativa é falsa (F), uma vez que, apesar de historicamente ter havido essa diferenciação de classes, a legislação atual busca superar essa fragmentação, integrando cuidar e educar como dimensões indissociáveis na educação infantil.
A terceira afirmativa é verdadeira (V), dado que a LDB (Lei nº 9.394/96) efetivamente integrou creches e pré-escolas como parte da educação básica, promovendo uma visão mais unificada e qualificada dessa etapa. Por fim, a quarta afirmativa é falsa (F), pois, embora a LDB atribua aos municípios a responsabilidade pela educação infantil, ela não estimula a heteronomia nem garante uma educação igual para todas as crianças, já que há variações na qualidade e na oferta entre diferentes regiões.
Portanto, a sequência correta é V – F – V – F, correspondente à alternativa B).
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