Desde o nascimento, as crianças vão entrando no mundo letrado. Esse mundo se inicia com gestos, olhares, com o desenvolvimento da oralidade, desenhos e construções tridimensionais, até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade, a escrita e a imagem visual têm papel importante nesse processo e integram o que se entende por letramento. Podemos citar como estratégia de ampliação do letramento para crianças pequenas, exceto:
no mundo letrado. Esse mundo se inicia com
gestos, olhares, com o desenvolvimento da
oralidade, desenhos e construções tridimensionais,
até chegar à escrita propriamente dita. A oralidade,
a escrita e a imagem visual têm papel importante
nesse processo e integram o que se entende por
letramento. Podemos citar como estratégia de
ampliação do letramento para crianças pequenas,
exceto:
- A)Brincar de colecionar, comparar e fazer álbuns com letras.
- B)Incluir nas brincadeiras cotidianas a presença de letras, números e formas geométricas.
- C)Fotografar ou desenhar letreiros, placas de carros, sinais de trânsito, propagandas, etc.
- D)Participação em situações cotidianas que permitam a observação de sinalizações, como nos supermercados (visualização de rótulos, encartes, propagandas e sinalização das seções e dos produtos).
- E)Cópias dos textos observados em circulação, como por exemplo, copiar os nomes dos rótulos de produtos manuseados ou de placas indicativas das ruas.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O processo de letramento infantil é um caminho rico e multifacetado, que se inicia desde os primeiros anos de vida. As crianças são imersas em um universo de símbolos, sons e significados, construindo gradualmente sua compreensão do mundo letrado. Esse desenvolvimento passa por diferentes etapas, desde a comunicação não verbal até a aquisição da escrita convencional, sendo fundamental o papel da oralidade, da escrita e das imagens visuais nesse percurso.
Entre as estratégias pedagógicas para ampliar o letramento na primeira infância, destacam-se atividades lúdicas e significativas que conectam a criança com o ambiente letrado ao seu redor. Brincadeiras que envolvem colecionar e comparar letras (alternativa A), incorporar elementos gráficos no cotidiano (B), registrar visualmente textos do entorno (C) e vivenciar situações reais de leitura (D) são todas práticas valiosas para o desenvolvimento da consciência linguística.
No entanto, a alternativa E, que propõe a cópia mecânica de textos em circulação, destoa das demais por ser uma atividade descontextualizada e pouco significativa para crianças pequenas. Enquanto as outras opções privilegiam a exploração ativa e a construção de sentido, a cópia pura e simples não contribui efetivamente para o processo de letramento nessa fase inicial, quando a aprendizagem deve ser marcada pela ludicidade e pela relação com práticas sociais reais de leitura e escrita.
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