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O artigo 8º da Resolução CNE/CEB nº 05/2009 dispõe que “A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.” Apresentam-se proposições sobre as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil que deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem a efetivação desse objetivo: I – Educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo separado do processo educativo. II – A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança. III – O trabalho com leitura e escrita como forma de apropriação de conceitos de letramento e alfabetização.V – O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades. V – A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América. Assinale a alternativa CORRETA

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB nº 05/2009 dispõe que “A proposta pedagógica das instituições de Educação
Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de
conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade,
à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças
.”
Apresentam-se proposições sobre as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil que deverão
prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem a
efetivação desse objetivo:

I – Educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo separado do processo educativo.

II – A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e
sociocultural da criança.

III – O trabalho com leitura e escrita como forma de apropriação de conceitos de letramento e alfabetização.

V – O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças,
promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.

V – A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes,
asiáticos, europeus e de outros países da América.

Assinale a alternativa CORRETA

Resposta:

A alternativa correta é B)

O artigo 8º da Resolução CNE/CEB nº 05/2009 estabelece as diretrizes para as propostas pedagógicas na Educação Infantil, garantindo os direitos fundamentais das crianças ao desenvolvimento integral por meio de diferentes linguagens e interações. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar quais estão alinhadas com os princípios da resolução.

A proposição I está incorreta, pois a educação infantil deve compreender o cuidado como parte indissociável do processo educativo, e não como algo separado. Já a proposição II está correta, pois reforça a visão integral da criança, considerando todas as suas dimensões de forma indivisível.

A proposição III apresenta uma visão reducionista ao limitar o trabalho com leitura e escrita apenas aos conceitos de letramento e alfabetização, ignorando outras formas de expressão e linguagem previstas no artigo. Por outro lado, a proposição IV está correta ao destacar a importância do reconhecimento das especificidades etárias e das interações entre crianças de diferentes idades.

Por fim, a proposição V também está correta, pois valoriza a diversidade cultural e as contribuições históricas de diferentes povos, aspecto fundamental para uma educação infantil inclusiva e plural.

Portanto, a alternativa correta é B) Somente as proposições II, IV e V estão corretas, pois são as que melhor refletem os princípios da resolução ao considerar a integralidade da criança, suas interações sociais e a diversidade cultural.

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