Dentre os vários documentos e publicações orientadores para a área da avaliação educacional, especificamente os que se voltam para a Educação Infantil, encontra-se o documento “Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto”. Considerando tal documento, leia as proposições que se seguem: I – A avaliação na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve enfatizar o acompanhamento, o registro e a documentação do trabalho realizado nas Instituições, assegurando continuidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança em cada etapa, como na transição da família para a Instituição, de grupamentos e de creche para a pré-escola, ou na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. II – O contexto educativo constitui-se num conjunto de aspectos que determinam o tipo de experiência educativa (formativa) que a instituição de Educação Infantil oferece à criança e seus familiares. Dentre esses aspectos pode-se citar: a qualidade do ambiente físico relacional e social, as experiências educativas propostas, a organização do trabalho entre os docentes, as relações com a família, as atividades e os relacionamentos profissionais, entre outros. III – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, propõem que a avaliação a ser realizada no âmbito da Educação Infantil deve ser uma avaliação formativa que revele o percurso realizado pelo aluno, experienciado coletiva e individualmente pelas crianças e livre de aspectos relativos à promoção, retenção ou seleção das crianças. IV – A avaliação da criança em creches e pré-escolas é uma responsabilidade fundamental de professores no âmbito da instituição educativa, sendo na circunscrição desse contexto que ela dispõe de significado e valor. É sobretudo nesse contexto e em sua articulação com a família, principalmente, que professores poderão prover cuidados e educação à criança em consonância com princípios éticos de reconhecimento e valorização das diferenças individuais e culturais. V – Não há um parâmetro de regularidade para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, ao invés disto, há uma dependência forte em relação aos diferentes contextos dos quais participa e nos quais desfruta de vivências culturais diversificadas. Assim, a regularidade faz mais sentido como parâmetro para a ampla faixa de variabilidade em relação à idade própria ao período de frequência em creches e pré-escolas, do que a irregularidade. Assinale a alternativa CORRETA:
Dentre os vários documentos e publicações orientadores para a área da avaliação educacional, especificamente
os que se voltam para a Educação Infantil, encontra-se o documento “Contribuições para a Política Nacional: a
avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto”. Considerando tal documento, leia as
proposições que se seguem:
I – A avaliação na Educação Infantil segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve
enfatizar o acompanhamento, o registro e a documentação do trabalho realizado nas Instituições,
assegurando continuidade nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança em cada etapa,
como na transição da família para a Instituição, de grupamentos e de creche para a pré-escola, ou na
passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
II – O contexto educativo constitui-se num conjunto de aspectos que determinam o tipo de experiência
educativa (formativa) que a instituição de Educação Infantil oferece à criança e seus familiares. Dentre
esses aspectos pode-se citar: a qualidade do ambiente físico relacional e social, as experiências educativas
propostas, a organização do trabalho entre os docentes, as relações com a família, as atividades e os
relacionamentos profissionais, entre outros.
III – As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, propõem que a avaliação a ser realizada no
âmbito da Educação Infantil deve ser uma avaliação formativa que revele o percurso realizado pelo aluno,
experienciado coletiva e individualmente pelas crianças e livre de aspectos relativos à promoção, retenção
ou seleção das crianças.
IV – A avaliação da criança em creches e pré-escolas é uma responsabilidade fundamental de professores no
âmbito da instituição educativa, sendo na circunscrição desse contexto que ela dispõe de significado e
valor. É sobretudo nesse contexto e em sua articulação com a família, principalmente, que professores
poderão prover cuidados e educação à criança em consonância com princípios éticos de reconhecimento e
valorização das diferenças individuais e culturais.
V – Não há um parâmetro de regularidade para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, ao invés disto,
há uma dependência forte em relação aos diferentes contextos dos quais participa e nos quais desfruta de
vivências culturais diversificadas. Assim, a regularidade faz mais sentido como parâmetro para a ampla
faixa de variabilidade em relação à idade própria ao período de frequência em creches e pré-escolas, do
que a irregularidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
- A)Somente as proposições I e II estão corretas.
- B)Somente as proposições I e IV estão corretas.
- C)Somente as proposições I, II e IV estão corretas
- D)Somente as proposições II, III e V estão corretas
Resposta:
A alternativa correta é C)
O documento "Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto" estabelece diretrizes fundamentais para a avaliação na Educação Infantil, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais. Analisando as proposições apresentadas, é possível identificar quais refletem corretamente esses princípios.
A proposição I está correta, pois destaca a importância do acompanhamento, registro e documentação do processo educativo, garantindo a continuidade no desenvolvimento da criança, conforme previsto nas Diretrizes. Já a proposição II também está correta, uma vez que enfatiza o contexto educativo como um conjunto de aspectos que influenciam a experiência formativa, incluindo ambiente físico, relações sociais e interações com a família.
A proposição III, embora mencione a avaliação formativa, não está totalmente correta porque desconsidera outros elementos essenciais abordados no documento, como a articulação com a família e a contextualização da avaliação. Por outro lado, a proposição IV está correta ao afirmar que a avaliação é responsabilidade dos professores no contexto institucional, em diálogo com a família, respeitando diferenças individuais e culturais.
A proposição V apresenta uma visão equivocada ao sugerir que não há parâmetros de regularidade no desenvolvimento infantil, ignorando que as Diretrizes reconhecem padrões de variabilidade dentro de faixas etárias esperadas.
Portanto, a alternativa C) Somente as proposições I, II e IV estão corretas é a que melhor reflete as orientações do documento analisado.
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