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Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, as crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade expressiva. Com relação à oralidade, à leitura e à escrita, considere os seguintes objetivos: 1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita. 2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil. 3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado. 4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI. Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos contemplados no referido documento:

Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, as
crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade expressiva. Com relação à oralidade,
à leitura e à escrita, considere os seguintes objetivos:



1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e
profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.

2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil.

3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu
processo de inserção no mundo letrado.

4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI.


Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos contemplados no referido documento:

Resposta:

A alternativa correta é C)

A questão apresentada aborda os objetivos estabelecidos pelos Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, com foco no desenvolvimento da linguagem oral e escrita na primeira infância. O gabarito correto indica que apenas os objetivos 2 e 4 estão contemplados no documento, o que sugere uma análise mais detalhada sobre a seleção desses itens em detrimento dos demais.

O objetivo 2, que trata de "oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil", está claramente alinhado com a proposta de estimular a comunicação e expressão das crianças. Já o objetivo 4, que visa "promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI", reforça a importância de práticas pedagógicas que integram linguagem e pensamento crítico desde a educação infantil.

Embora os objetivos 1 e 3 também sejam relevantes para o desenvolvimento infantil, a resposta correta (alternativa C) indica que o documento prioriza especificamente as ações relacionadas à oralidade e à reflexão coletiva. Isso pode refletir uma ênfase na construção de habilidades comunicativas e cognitivas por meio de interações significativas, em vez de focar exclusivamente na exposição precoce à escrita ou em situações genéricas de expressão.

Portanto, a seleção dos itens 2 e 4 como corretos demonstra uma compreensão pedagógica que valoriza o processo de aquisição da linguagem de forma contextualizada, integrando fala, escuta e pensamento reflexivo como bases para a aprendizagem.

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