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Mirtes e Doralice, licenciadas em Pedagogia, querem prestar a seleção para professor de educação infantil, no município de Birigui, onde já estagiaram nessa área. Dos textos indicados para a prova, leram a obra de Janet R. Moyles, 2002, e detiveram-se no capítulo que analisa “O brincar e o progresso: observando, registrando e avaliando o valor do brincar”. Nele, examinaram a concepção de progresso, em relação à qual afirma a autora que, independentemente de como a definimos, ela remete para uma ampla terminologia e guarda sempre o significado de passagem de um estado para outro melhor. Em relação às crianças, na educação infantil, Mirtes e Doralice entenderam corretamente que, de acordo com Moyles, convém pensar em progresso

Mirtes e Doralice, licenciadas em Pedagogia, querem
prestar a seleção para professor de educação infantil,
no município de Birigui, onde já estagiaram nessa área.
Dos textos indicados para a prova, leram a obra de Janet
R. Moyles, 2002, e detiveram-se no capítulo que analisa
“O brincar e o progresso: observando, registrando e avaliando o valor do brincar”. Nele, examinaram a concepção
de progresso, em relação à qual afirma a autora que,
independentemente de como a definimos, ela remete para
uma ampla terminologia e guarda sempre o significado de
passagem de um estado para outro melhor. Em relação
às crianças, na educação infantil, Mirtes e Doralice entenderam corretamente que, de acordo com Moyles, convém
pensar em progresso

Resposta:

A alternativa correta é A)

O estudo de Mirtes e Doralice sobre a obra de Janet R. Moyles, especialmente no capítulo que aborda "O brincar e o progresso", revela uma compreensão aprofundada da relação entre o desenvolvimento infantil e a prática pedagógica na educação infantil. Moyles destaca que o progresso, independentemente de sua definição, representa uma transição para um estado melhor, o que é fundamental no contexto educacional.

A alternativa correta, A), reflete a visão da autora ao propor que o progresso deve ser avaliado em dois níveis: objetivos de longo prazo, relacionados ao desenvolvimento global da criança, e objetivos de curto prazo, focados em habilidades e conceitos específicos. Essa abordagem permite uma avaliação mais holística e adaptada às necessidades individuais das crianças, garantindo que o brincar seja não apenas uma atividade recreativa, mas também uma ferramenta pedagógica eficaz.

As outras alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o progresso. A alternativa B) reduz o progresso à ampliação de brincadeiras, ignorando outros aspectos do desenvolvimento. A alternativa C) desconsidera o papel do educador no processo de aprendizagem, enquanto a alternativa D) supervaloriza a memorização, um aspecto restrito do desenvolvimento cognitivo. Por fim, a alternativa E) pressupõe que o desinteresse pode ser superado apenas com estímulos, negligenciando a importância do engajamento espontâneo no brincar.

Portanto, a interpretação correta de Mirtes e Doralice, alinhada à perspectiva de Moyles, reforça a importância de uma abordagem equilibrada, que considere tanto os objetivos imediatos quanto os futuros no processo educativo, garantindo um desenvolvimento integral e significativo para as crianças.

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