Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação ao planejamento do trabalho pedagógico na educação infantil, alguns princípios e referências podem tornar o trabalho do professor mais engajado, aproximando-se de um projeto de Educação Infantil Brasileira. Assinale a alternativa que contenha alguns desses princípios:

Em relação ao planejamento do trabalho pedagógico na educação infantil, alguns princípios e referências
podem tornar o trabalho do professor mais engajado, aproximando-se de um projeto de Educação Infantil
Brasileira. Assinale a alternativa que contenha alguns desses princípios:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O planejamento do trabalho pedagógico na educação infantil deve ser orientado por princípios que garantam uma abordagem integral e significativa para o desenvolvimento das crianças. Entre as alternativas apresentadas, a opção D) destaca dois aspectos fundamentais: a adequação das experiências ao progresso das crianças e a articulação coerente dessas experiências.

A primeira parte da alternativa, "a adequação das experiências do ponto de vista do avanço das crianças", reforça a importância de considerar o estágio de desenvolvimento e as necessidades individuais de cada criança. Isso implica em um planejamento flexível e sensível, capaz de acompanhar e estimular o crescimento cognitivo, emocional e social dos pequenos.

Já a segunda parte, "a articulação das experiências propostas às crianças", ressalta a necessidade de integrar diferentes atividades e vivências de maneira orgânica, criando um ambiente de aprendizagem rico e conectado. Essa articulação permite que as crianças estabeleçam relações entre os conhecimentos adquiridos, ampliando sua compreensão de mundo de forma contextualizada.

Embora outras alternativas apresentem elementos relevantes, como a inter-relação entre educar e cuidar (opção C), a resposta D) é a mais abrangente e alinhada com as práticas pedagógicas contemporâneas na educação infantil brasileira, que valorizam tanto o desenvolvimento progressivo quanto a coerência no planejamento das experiências educativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *