Cada criança ou jovem brasileiro, mesmo de locais com pouca infraestrutura e condições socioeconômicas desfavoráveis, deve, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
socioeconômicas desfavoráveis, deve, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
- A)Estar ciente da proposta curricular da instituição escolar em que está inserido, contextualizando-a na discussão em todos os conteúdos e disciplinas.
- B)Determinar suas diferentes necessidades de aprendizagem e encontrar a instituição escolar que melhor oferece os conteúdos e metodologias de que necessita.
- C)Reconhecer a necessidade de haver condições diferenciadas para o acesso, conteúdos e processos educacionais das diferentes classes sociais.
- D)Ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O direito à educação é um princípio fundamental garantido pela Constituição Brasileira e reforçado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esses documentos orientam que todas as crianças e jovens, independentemente de suas condições socioeconômicas ou localização geográfica, devem ter acesso a um ensino de qualidade, capaz de prepará-los para o pleno exercício da cidadania.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a que melhor reflete esse princípio, ao afirmar que todo estudante deve ter acesso ao "conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania". Isso significa que a escola tem o dever de oferecer não apenas conteúdos básicos, mas também ferramentas para que os alunos compreendam e participem ativamente da sociedade.
As demais alternativas apresentam ideias válidas, porém não centrais no que diz respeito aos PCNs. A alternativa A) coloca uma responsabilidade excessiva no aluno, ao sugerir que ele deva contextualizar a proposta curricular da instituição. Já a B) pressupõe que o estudante tenha autonomia e condições para escolher sua escola, o que nem sempre é realidade em contextos de vulnerabilidade. Por fim, a alternativa C) reconhece a desigualdade, mas não enfatiza o direito universal à educação, como faz a opção correta.
Portanto, a resposta D) é a que melhor sintetiza o espírito dos PCNs, ao defender uma educação inclusiva e democrática, que permita a todos os jovens usufruírem dos conhecimentos necessários para uma vida cidadã plena.
Deixe um comentário