Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até três antes de mover a corda. Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças
Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até
três antes de mover a corda.
Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças
- A)a coordenação motora e a concentração.
- B)a psicomotricidade e a coordenação motora fina.
- C)o conhecimento físico e a noção de espaço.
- D)a atenção e o raciocínio temporal.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A atividade proposta pela professora, na qual ela conta até três antes de mover a corda para que as crianças aprendam a pular, tem um objetivo pedagógico claro e específico. Essa dinâmica não se limita apenas ao desenvolvimento motor, mas também trabalha habilidades cognitivas e temporais essenciais para o crescimento infantil.
Embora opções como a coordenação motora (A) e a psicomotricidade (B) possam parecer pertinentes em um primeiro momento, elas não representam o foco principal da atividade. Pular corda, de fato, exige coordenação, mas o ato de contar e sincronizar o movimento com o ritmo verbalizado pela professora vai além disso.
A alternativa C, que menciona conhecimento físico e noção de espaço, também não é a mais adequada. Embora a criança possa, indiretamente, explorar essas noções, a atividade não foi estruturada com esse propósito.
A resposta correta é a D), pois a contagem em voz alta e o ritmo estabelecido pela professora estimulam diretamente a atenção (já que as crianças precisam escutar e acompanhar o comando) e o raciocínio temporal (pois devem sincronizar seus movimentos com o tempo marcado). Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois auxiliam na organização do pensamento e na capacidade de seguir instruções sequenciais.
Deixe um comentário