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     O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar, representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor.São funções psicomotoras:I. Relaxamento total, diferencial e segmentar;II. Organização espacial e temporal, ritmo;III. Lateralidade, equilíbrio;IV. Esquema corporal, tônus da postura;V. Coordenações globais, motricidade fina;VI. Atenção, percepção. 

     O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma
como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a
outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições
escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar,
representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor.

São funções psicomotoras:

I. Relaxamento total, diferencial e segmentar;

II. Organização espacial e temporal, ritmo;

III. Lateralidade, equilíbrio;

IV. Esquema corporal, tônus da postura;

V. Coordenações globais, motricidade fina;

VI. Atenção, percepção. 

Resposta:

A alternativa correta é B)

O estudo da psicomotricidade é fundamental para compreender o desenvolvimento infantil e suas diferentes abordagens. O texto apresentado destaca duas vertentes principais: a psicomotricidade funcional e a relacional, cada uma com suas particularidades e aplicações.

A psicomotricidade funcional parte de uma avaliação padronizada do perfil psicomotor da criança, utilizando testes específicos para traçar estratégias de intervenção. Já a psicomotricidade relacional, mais comum no contexto escolar, emprega métodos não diretivos, privilegiando o jogo como ferramenta pedagógica. Essa abordagem estimula a criatividade, a representação e a imaginação da criança, sempre dentro de um planejamento estruturado pelo educador.

O texto também enumera as principais funções psicomotoras, que incluem:

  • Relaxamento total, diferencial e segmentar
  • Organização espacial e temporal, ritmo
  • Lateralidade, equilíbrio
  • Esquema corporal, tônus da postura
  • Coordenações globais, motricidade fina
  • Atenção, percepção

Analisando as alternativas apresentadas, a opção correta é a B) Exceto a opção VI, pois todas as outras funções listadas (de I a V) são reconhecidamente componentes do desenvolvimento psicomotor, enquanto a atenção e percepção, embora importantes, não são classificadas como funções psicomotoras em si, mas sim como processos cognitivos que interagem com a psicomotricidade.

Esta distinção é crucial para profissionais da educação e saúde que trabalham com desenvolvimento infantil, pois permite uma compreensão mais precisa das áreas que compõem o campo da psicomotricidade e sua relação com outros aspectos do desenvolvimento humano.

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