Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

      Uma professora observa a brincadeira de um grupo de crianças de 4 anos. O grupo conversa animadamente, até que uma das crianças grita: aí eu era a mãe e a Bia era a filha. Rapidamente,os papéis são atribuídos: pai, filho, amigo, avó e tia são os outros personagens presentes. De repente, o “filho” começa a brigar com a “filha” em função de um boneco de ação. A professora pensou em intervir, mas deixou que os “pais” lidassem com a situação.É correto afirmar que a situação descrita é definida como jogo

      Uma professora observa a brincadeira de um grupo de crianças de 4 anos. O grupo conversa animadamente, até que uma das crianças grita: aí eu era a mãe e a Bia era a filha. Rapidamente,os papéis são atribuídos: pai, filho, amigo, avó e tia são os outros personagens presentes. De repente, o “filho” começa a brigar com a “filha” em função de um boneco de ação. A professora pensou em intervir, mas deixou que os “pais” lidassem com a situação.

É correto afirmar que a situação descrita é definida como jogo

Resposta:

A alternativa correta é C)

A situação descrita no texto ilustra claramente um exemplo de jogo de faz-de-conta, também conhecido como jogo simbólico. Nessa atividade lúdica, as crianças assumem papéis sociais e recriam situações do cotidiano, como a dinâmica familiar apresentada. A atribuição de personagens—mãe, filha, pai, avó e tia—demonstra a capacidade das crianças de imitar e ressignificar realidades, explorando diferentes papeis e interações sociais.

O jogo de faz-de-conta é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois estimula a criatividade, a linguagem e a compreensão de regras sociais implícitas. No caso relatado, mesmo quando surge um conflito (a briga pelo boneco), as próprias crianças, no papel de "pais", tentam resolver a situação, o que reforça a natureza autônoma e simbólica dessa brincadeira.

As outras alternativas não se aplicam: jogos tradicionais (A) envolvem brincadeiras culturais transmitidas entre gerações (como pega-pega); jogos de regras (B) exigem normas explícitas (como futebol); jogos de circuito (D) referem-se a atividades físicas com percursos; e jogos de esquemas (E) relacionam-se a padrões de ação repetitivos, típicos de crianças menores. Portanto, a alternativa correta é C) jogo de faz-de-conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *