Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. A alternativa correta quanto ao brincar, para a Educação Infantil é:

Para que as crianças possam exercer sua
capacidade de criar é imprescindível que haja
riqueza e diversidade nas experiências que lhes
são oferecidas nas instituições, sejam elas mais
voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens
que ocorrem por meio de uma intervenção
direta. A alternativa correta quanto ao brincar,
para a Educação Infantil é:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A importância do brincar na Educação Infantil é um tema central quando se discute o desenvolvimento integral da criança. O texto apresentado destaca que, para que as crianças possam exercer plenamente sua capacidade criativa, é essencial oferecer experiências ricas e diversificadas, seja por meio de brincadeiras livres ou de aprendizagens mediadas. Nesse contexto, todas as alternativas apresentadas estão corretas, pois abordam diferentes dimensões fundamentais do ato de brincar.

A alternativa A ressalta o caráter natural e espontâneo do brincar, enfatizando seu papel na formação da criança, indo além do simples desenvolvimento de habilidades. Já a alternativa B destaca como a brincadeira livre permite à criança explorar o mundo, expressar sentimentos e ideias, além de transitar entre o real e o imaginário. Por sua vez, a alternativa C aponta para o aspecto do prazer, elemento intrínseco à atividade lúdica, que deve ser sempre presente, independentemente da forma como a brincadeira se manifesta.

Portanto, a resposta correta é a alternativa D, pois todas as afirmações complementam-se, apresentando diferentes facetas de um mesmo fenômeno: o brincar como atividade essencial para o desenvolvimento infantil, capaz de integrar aspectos cognitivos, emocionais, sociais e criativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *