Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem. Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

O Método Montessori parte do concreto rumo ao
abstrato. Para tornar esse processo o mais rico
possível, a educadora italiana desenvolveu materiais
didáticos que constituem um dos aspectos mais
conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas
muito atraentes, e projetados para provocar o
raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo
tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da
linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O Método Montessori, desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori, é uma abordagem pedagógica que prioriza o aprendizado através da experiência concreta, evoluindo gradualmente para conceitos abstratos. Um dos pilares desse método é o uso de materiais didáticos cuidadosamente projetados, que não só despertam o interesse da criança, mas também estimulam seu raciocínio e autonomia.

Esses materiais se destacam por sua simplicidade e eficácia, sendo desenvolvidos para auxiliar em diversas áreas do conhecimento, desde matemática até linguagem. No entanto, uma característica fundamental desses recursos é o seu caráter autocorretor, como indicado na alternativa correta (B). Isso significa que os próprios materiais permitem que a criança perceba e corrija seus erros de forma independente, promovendo autoaprendizagem e autoconfiança.

Embora outras qualidades como ser divertido, durável, desafiador ou reciclável possam estar presentes em alguns materiais Montessori, a autocorreção é um elemento essencial que reflete a filosofia do método: incentivar a autonomia, a exploração e a descoberta por parte do aluno, sem depender constantemente da intervenção do professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *