Considerando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho. O exemplo acima contempla conteúdos de aprendizagem de natureza:
Considerando os conhecimentos da
Psicomotricidade, pode-se analisar que a
capacidade dos indivíduos para experimentar,
aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade
motora afeta grandemente sua capacidade de
realizar qualquer atividade física. Na área do
desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da
maior importância, mas outros tipos de
aprendizagem não podem ser esquecidos. Por
exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo
de jogadas a serem desempenhadas no jogo,
executadas com movimentações específicas e
tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a
capacidade de cooperação como membro da equipe
em uma modalidade esportiva coletiva também são
aspectos extremamente importantes de
desempenho.
O exemplo acima contempla conteúdos de
aprendizagem de natureza:
- A)técnica e tática.
- B)cognitiva e afetiva.
- C)fisica e emocional.
- D)técnica e social.
- E)tática e psicológica.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A aprendizagem motora, conforme destacado no texto, é um aspecto fundamental para o desempenho esportivo, mas não é o único fator determinante. A análise dos conhecimentos da Psicomotricidade revela que outras dimensões da aprendizagem são igualmente relevantes, especialmente em contextos que exigem tomadas de decisão rápidas, coordenação coletiva e compreensão de estratégias complexas. O exemplo apresentado ilustra situações que vão além da simples execução de movimentos, envolvendo também a cognição e a afetividade.
Quando um atleta precisa memorizar e executar um conjunto complexo de jogadas, ele está mobilizando habilidades cognitivas, como raciocínio, memória e antecipação. Da mesma forma, a capacidade de cooperar com os companheiros de equipe demanda competências afetivas e sociais, como empatia, comunicação e trabalho em grupo. Esses aspectos transcendem a dimensão puramente técnica ou física, indicando que a aprendizagem no esporte é um processo multifacetado.
Portanto, a alternativa correta é B) cognitiva e afetiva, pois os conteúdos mencionados no texto envolvem tanto o processamento mental e estratégico (cognição) quanto as relações interpessoais e emocionais (afetividade). Enquanto outras opções, como técnica, tática ou psicológica, podem estar parcialmente relacionadas, elas não abrangem de forma tão completa a natureza dual da aprendizagem apresentada no exemplo.
Deixe um comentário