A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II: Coluna I 1. Esquema corporal. 2. Imagem corporal. 3. Coordenação geral. 4. Motricidade fina. 5. Ritmo. Coluna II( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos. ( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor. ( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes. ( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo. ( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades. A sequência correta é:
A Psicomotricidade é um termo empregado para uma
concepção de movimento organizado e integrado,
em função das experiências vividas pelo sujeito cuja
ação é resultante de sua individualidade, sua
linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto,
o professor de Educação Física pode utilizar
brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento
motor das crianças estimulando, assim, suas funções
psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta
correspondência entre as funções psicomotoras da
coluna I com os conceitos da coluna II:
Coluna I
1. Esquema corporal.
2. Imagem corporal.
3. Coordenação geral.
4. Motricidade fina.
5. Ritmo.
Coluna II
( ) É a ação simultânea de diferentes grupos
musculares na execução de movimentos
voluntários, amplos e relativamente complexos.
( ) É a ordenação constante e periódica de um ato
motor.
( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu
próprio corpo e de suas partes.
( ) É a representação mental inconsciente que se
faz do nosso próprio corpo.
( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando
pequenos grupos musculares das extremidades.
A sequência correta é:
- A)4, 5, 3, 2 e 1.
- B)3, 5, 2, 1 e 4.
- C)3, 5, 1, 2 e 4.
- D)3, 2, 1, 5 e 4.
- E)3, 1, 5, 2 e 4.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A psicomotricidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, integrando aspectos motores, cognitivos e afetivos. Através de brincadeiras e jogos adequados, o professor de Educação Física pode estimular as funções psicomotoras, contribuindo para o crescimento harmonioso da criança.
Analisando as correspondências entre as funções psicomotoras e seus conceitos, temos:
1. Esquema corporal refere-se ao saber pré-consciente sobre o próprio corpo e suas partes, correspondendo ao terceiro parêntese da Coluna II.
2. Imagem corporal é a representação mental inconsciente que fazemos de nosso corpo, correspondendo ao quarto parêntese.
3. Coordenação geral envolve a ação simultânea de diferentes grupos musculares em movimentos amplos, correspondendo ao primeiro parêntese.
4. Motricidade fina trata da capacidade de realizar movimentos com pequenos grupos musculares das extremidades, correspondendo ao quinto parêntese.
5. Ritmo é a ordenação periódica de um ato motor, correspondendo ao segundo parêntese.
Portanto, a sequência correta é 3, 5, 1, 2 e 4, conforme a alternativa C, que estabelece a relação adequada entre os conceitos e suas definições.
Essa compreensão das funções psicomotoras é essencial para o planejamento de atividades que promovam o desenvolvimento integral das crianças, aliando movimento, aprendizagem e socialização.
Deixe um comentário