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Deve haver sempre momentos na vida da pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, em que a expressão de sua natureza sensível, comunicativa, alegre e prazerosa seja possibilitada. Por outro lado, deve haver momentos na vida das pessoas, especialmente dos jovens, em que o aprender deva prevalecer ao prazer, embora nem sempre seja necessário separar o aprender do prazer. Portanto, também na educação física não pode prevalecer uma atividade livre e espontânea, em que o papel do professor seja apenas controlar os excessos. Elenor Kunz. Transformações didático-pedagógicas do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994 (com adaptações). A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.

Deve haver sempre momentos na vida da pessoa, seja
criança, adolescente ou adulto, em que a expressão de sua natureza
sensível, comunicativa, alegre e prazerosa seja possibilitada. Por
outro lado, deve haver momentos na vida das pessoas,
especialmente dos jovens, em que o aprender deva prevalecer ao
prazer, embora nem sempre seja necessário separar o aprender do
prazer. Portanto, também na educação física não pode prevalecer
uma atividade livre e espontânea, em que o papel do professor seja
apenas controlar os excessos.

Elenor Kunz. Transformações didático-pedagógicas
do esporte
. Ijuí: Unijuí, 1994 (com adaptações).

A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a
opção correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda a importância de equilibrar a expressão livre e espontânea dos alunos com a necessidade de aprendizagem estruturada, especialmente no contexto da educação física. A autora Elenor Kunz destaca que, embora seja essencial permitir momentos de prazer e comunicação, o papel do professor não se limita a supervisionar ou controlar excessos, mas sim a intervir pedagogicamente para direcionar as práticas corporais de forma significativa.

A opção correta, conforme o gabarito, é a alternativa B), que afirma: "As práticas corporais podem até partir dos alunos, porém cabe ao professor intervir de maneira pedagógica sobre elas." Essa resposta está em sintonia com a ideia central do texto, que defende a mediação ativa do educador, garantindo que o aprendizado ocorra mesmo em atividades que envolvam espontaneidade e prazer.

As demais alternativas não refletem adequadamente o posicionamento da autora. A alternativa A) minimiza o papel do professor como orientador; a C) reduz sua função à manutenção da ordem; a D) ignora a necessidade de equilíbrio entre prazer e aprendizagem; e a E) superestima a autonomia dos alunos sem considerar a intervenção pedagógica necessária.

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