Pesquisas sugerem que, muito frequentemente, a juventude é entendida como uma condição de transitoriedade, uma fase de transição para a vida adulta (Dayrell, 2003). Com isso, nega-se a importância das ações de seu presente. Considerando a citação acima, reduzem-se, assim, as possibilidades de se fazer da escola um espaço de formação para
transição para a vida adulta (Dayrell, 2003).
Com isso, nega-se a importância das ações de seu presente.
Considerando a citação acima, reduzem-se, assim, as possibilidades de se fazer da escola um espaço de formação para
- A)um projeto de uma vida que ainda virá.
- B)uma juventude real.
- C)conhecimentos significativos para a juventude.
- D)jovens que entrarão no mercado de trabalho.
- E)conhecimentos construídos ao longo dos séculos.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda a visão equivocada de que a juventude é apenas uma fase transitória, negligenciando sua importância no presente. Essa perspectiva reduz o potencial da escola como um espaço de formação significativa para os jovens.
De acordo com a citação de Dayrell (2003), a juventude é frequentemente vista como um mero estágio de preparação para a vida adulta, o que limita sua valorização no momento atual. Essa visão acaba por restringir o papel da escola, que deveria ser um ambiente de construção de conhecimentos relevantes e transformadores para os jovens.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) conhecimentos significativos para a juventude é a que melhor reflete a necessidade de a escola reconhecer e atender às demandas reais dos jovens, em vez de focar apenas em um futuro distante ou em preparação para o mercado de trabalho. A escola deve ser um espaço onde os jovens possam se desenvolver de forma integral, com conhecimentos que façam sentido para suas vidas no presente.
Portanto, a resposta correta é C), pois reforça a ideia de que a educação deve ser significativa e relevante para a juventude em seu contexto atual, e não apenas como um degrau para a vida adulta.
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