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 A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade […]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos − e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve: I. a participação ativa e a reciprocidade. II. os direitos humanos. III. a defesa de políticas afirmativas. IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista. V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo. Está correto o que se afirma APENAS em 

 A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade
[…]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente
de seus deveres e direitos − e, então, associá-la à educação em direitos humanos.


Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:
I. a participação ativa e a reciprocidade.
II. os direitos humanos.
III. a defesa de políticas afirmativas.
IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.
V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.
Está correto o que se afirma APENAS em 

Resposta:

A alternativa correta é E)

A educação para a cidadania, conforme destacado no texto, deve ser compreendida como um processo que forma indivíduos participativos, solidários e conscientes de seus direitos e deveres, associando-se diretamente à educação em direitos humanos. Essa visão rejeita a ideia de uma sociedade homogênea, defendendo, em vez disso, uma abordagem que valoriza a diversidade e a ação coletiva.

Analisando as afirmações apresentadas, podemos identificar que os pontos I (participação ativa e reciprocidade) e II (direitos humanos) estão alinhados com essa perspectiva. A participação ativa reflete o engajamento democrático, enquanto os direitos humanos são a base para uma cidadania plena.

Por outro lado, a afirmação IV (crença na cidadania como concessão) contradiz o princípio de que a cidadania e os direitos humanos são conquistas construídas coletivamente, não meras dádivas. Já a afirmação V (nação como todo indiviso e heterogêneo) ignora a necessidade de reconhecer diferenças e promover políticas que atendam a grupos específicos.

Portanto, apenas as afirmações I e II estão corretas, conforme indicado na alternativa E). A educação para a cidadania, nesse sentido, deve ser um instrumento de transformação social, baseado na participação e no respeito aos direitos humanos.

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