A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio. Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:
A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade
da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de
História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio.
Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:
- A)Ainda hoje o único papel que lhe cabe, que é o da formação do cidadão para a vida em sociedade, ensinando quais são os modelos de cidadãos no país e sua responsabilidade no cumprimento de direitos e deveres.
- B)Associa-se à construção do nacionalismo e do civismo se firmando em temas específicos ou datas específicas tais como o folclore, o africanismo ou as datas históricas comemorativas como a independência do Brasil.
- C)Deu uma guinada nos métodos de trabalhar a cidadania com a mudança paradigmática que veio com a Nova História já que passou a abordar os fatos históricos pela dimensão da micro história e suas versões.
- D)Sob a ótica tradicional, excluía os atores sociais dos grandes acontecimentos históricos. Na atualidade, se volta para a inclusão dos múltiplos setores da sociedade na construção do conhecimento histórico.
- E)Tem relação com a dimensão cidadã que entra na discussão/problema com o fim da escravidão em que era preciso entender e criar formas de inserir o ex-escravo e de ensiná-lo os modos de convívio social.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A cidadania no ensino de História no Brasil passou por transformações significativas ao longo do tempo. A alternativa D) corretamente aponta essa evolução, destacando a mudança de perspectiva entre a abordagem tradicional e a contemporânea.
Na visão tradicional, o ensino de História privilegiava grandes eventos e figuras, excluindo as narrativas dos diversos grupos sociais. Essa perspectiva limitava a compreensão da cidadania como participação ativa na construção histórica.
Atualmente, seguindo os princípios da Constituição de 1988, o ensino de História incorpora uma visão mais inclusiva. Passou a valorizar os múltiplos atores sociais, suas lutas e contribuições para a formação da sociedade brasileira. Essa abordagem permite compreender a cidadania não como conceito abstrato, mas como prática social construída coletivamente.
Essa mudança paradigmática no ensino de História reflete a própria evolução do conceito de cidadania no Brasil, que deixou de ser restrito ao cumprimento formal de deveres para se tornar uma construção cotidiana, envolvendo diferentes grupos sociais em suas demandas por direitos e reconhecimento.
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