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No Texto Recuo da Teoria, Maria Célia Morais (2003), afirma que a naturalização do trabalho docente, com a valorização da prática imediata, reforça o fim da teoria com a valorização do ceticismo epistemológico e da prática imediata como fonte de conhecimento. “Descarta-se a necessidade de inquirir sobre questões relativas à natureza do objeto e do próprio conhecimento”. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:1) A autora desqualifica a importância da prática no desenvolvimento do trabalho docente. 2) A autora considera o ceticismo epistemológico como um problema para a formação inicial e continuada do professor. 3) A autora faz uma análise crítica da supervalorização da atividade prática em detrimento da fundamentação teórica. 4) A autora afirma que a fundamentação teórica não tem sido evidenciada na formação do professor.Assinale a alternativa correta.

No Texto Recuo da Teoria, Maria Célia Morais (2003), afirma que a naturalização do trabalho docente, com a valorização da prática imediata, reforça o fim da teoria com a valorização do ceticismo epistemológico e da prática imediata como fonte de conhecimento. “Descarta-se a necessidade de inquirir sobre questões relativas à natureza do objeto e do próprio conhecimento”. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:

1) A autora desqualifica a importância da prática no desenvolvimento do trabalho docente.

2) A autora considera o ceticismo epistemológico como um problema para a formação inicial e continuada do professor.

3) A autora faz uma análise crítica da supervalorização da atividade prática em detrimento da fundamentação teórica.

4) A autora afirma que a fundamentação teórica não tem sido evidenciada na formação do professor.

Assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é B)

No ensaio Recuo da Teoria, Maria Célia Morais (2003) problematiza a naturalização do trabalho docente, destacando como a ênfase excessiva na prática imediata e no ceticismo epistemológico mina a importância da teoria na formação e atuação dos professores. A autora critica a tendência de desvalorizar reflexões sobre a natureza do conhecimento e do objeto de estudo, reduzindo o ensino a uma atividade meramente instrumental.

Sobre as afirmativas apresentadas:

  1. A primeira afirmativa é falsa, pois Morais não desqualifica a prática em si, mas alerta para os riscos de sua supervalorização sem mediação teórica.
  2. A segunda afirmativa é verdadeira, já que a autora identifica no ceticismo epistemológico um obstáculo para a formação docente, tanto inicial quanto continuada.
  3. A terceira afirmativa é verdadeira, pois o texto faz uma crítica contundente à primazia da prática em detrimento da fundamentação teórica.
  4. A quarta afirmativa é verdadeira, uma vez que a autora constata a falta de evidência da teoria na formação do professor.

Portanto, a alternativa correta é B) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras, pois refletem com precisão as ideias centrais apresentadas por Morais em sua análise sobre o recuo da teoria na educação.

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