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A educação permanente permite revelar a complexidade e a articulação das explicações dos diferentes problemas e torna evidente a necessidade de estratégias múltiplas, que, para serem propostas e implementadas, necessitam de articulação com a gestão do sistema. Nesse sentido, apresenta-se também como uma estratégia de gestão, para que os necessários recursos de poder sejam mobilizados para enfrentar problemas de natureza diversa.Brasil. Conselho nacional de secretários de saúde. Gestão do trabalho na saúde. Brasília: Conass, 2007, p.56 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à educação permanente em saúde.O processo de trabalho é revalorizado como centro privilegiado de aprendizagem.

A educação permanente permite revelar a complexidade e a articulação das explicações dos diferentes problemas e torna evidente a necessidade de estratégias múltiplas, que, para serem propostas e implementadas, necessitam de articulação com a gestão do sistema. Nesse sentido, apresenta-se também como uma estratégia de gestão, para que os necessários recursos de poder sejam mobilizados para enfrentar problemas de natureza diversa.

Brasil. Conselho nacional de secretários de saúde. Gestão do trabalho na saúde. Brasília: Conass, 2007, p.56 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à educação permanente em saúde.

O processo de trabalho é revalorizado como centro privilegiado de aprendizagem.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado destaca a importância da educação permanente como ferramenta estratégica para compreender e enfrentar problemas complexos no âmbito da saúde, exigindo articulação com a gestão do sistema. Nesse contexto, o processo de trabalho surge como um eixo central de aprendizagem, pois é no cotidiano das práticas profissionais que se identificam desafios, constroem-se soluções e aplicam-se conhecimentos. A revalorização do trabalho como espaço privilegiado de aprendizado está alinhada com a proposta da educação permanente, que busca integrar formação e ação, transformando o ambiente laboral em um campo dinâmico de construção de saberes. Portanto, a afirmação de que "o processo de trabalho é revalorizado como centro privilegiado de aprendizagem" está correta, conforme a perspectiva apresentada no texto.

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