Com base na Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, assinale a alternativa que não é verdadeira.
alternativa que não é verdadeira.
- A)Não é um princípio da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica: articulação entre formação inicial e formação continuada, bem como entre os diferentes níveis e modalidades de ensino.
- B)Representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação integra o conselho gestor do Profuncionário.
- C)A participação no conselho gestor não ensejará qualquer tipo de remuneração e será considerada prestação de serviço de relevante interesse público.
- D)O Ministério da Educação poderá expandir o rol elencado no art. 6º, do Decreto nº 7.415/10, conforme a demanda observada e a capacidade da rede formadora.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O texto apresentado aborda a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, destacando quatro afirmações relacionadas a seus princípios e funcionamento. Conforme o gabarito indicado, a alternativa que não é verdadeira é a letra A, que afirma que a articulação entre formação inicial e continuada, bem como entre diferentes níveis e modalidades de ensino, não é um princípio dessa política.
Na realidade, a articulação entre formação inicial e continuada é justamente um dos pilares da Política Nacional de Formação, conforme estabelecido em suas diretrizes. Essa integração visa garantir uma formação docente mais coerente e alinhada às necessidades da educação básica, promovendo a qualidade do ensino.
As demais alternativas estão corretas: a letra B confirma a participação da Secretaria de Educação Básica no conselho gestor do Profuncionário; a letra C reforça que a atuação no conselho gestor não é remunerada, mas considerada serviço de interesse público; e a letra D afirma a possibilidade de expansão das áreas de formação, conforme demanda e capacidade da rede.
Portanto, a alternativa A é a única que apresenta uma informação equivocada sobre os princípios da política, contrariando seu objetivo de integração e continuidade na formação dos profissionais da educação.
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