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A formação de professores tornou-se um campo de estudos bastante proeminente desde a década de 90 do século passado. Muitas são as perspectivas teóricas. Têm-se os conceitos de professor pesquisador, profissional reflexivo, intelectual transformador, etc. Embora, as perspectivas teóricas possuam diferenças entre si, há um ponto, para o qual, elas convergem. Essa semelhança pode ser atribuída aos seguintes pontos:  I. valorização da articulação entre teoria e prática para a formação; II. reconhecimento da importância dos saberes da experiência e da reflexão crítica;III. ênfase na pesquisa aplicada como atributo para a formação docente;IV. atribuição à importância do papel ativo do docente para sua formação;V. enaltecimento da participação individual docente em seu desenvolvimento profissional.Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: 

A formação de professores tornou-se um campo de estudos bastante proeminente desde a década de 90 do século passado.
Muitas são as perspectivas teóricas. Têm-se os conceitos de professor pesquisador, profissional reflexivo, intelectual
transformador, etc.
Embora, as perspectivas teóricas possuam diferenças entre si, há um ponto, para o qual, elas convergem.
Essa semelhança pode ser atribuída aos seguintes pontos:

 I. valorização da articulação entre teoria e prática para a formação;
II. reconhecimento da importância dos saberes da experiência e da reflexão crítica;
III. ênfase na pesquisa aplicada como atributo para a formação docente;
IV. atribuição à importância do papel ativo do docente para sua formação;
V. enaltecimento da participação individual docente em seu desenvolvimento profissional.
Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: 

Resposta:

A alternativa correta é B)

A formação de professores emergiu como um tema central nos debates educacionais a partir da década de 1990, consolidando-se como um campo de estudos rico e multifacetado. Diversas abordagens teóricas foram desenvolvidas, cada uma enfatizando aspectos distintos da prática docente, como o conceito de professor pesquisador, o profissional reflexivo e o intelectual transformador. Apesar das diferenças entre essas perspectivas, há um consenso em torno de certos princípios fundamentais que orientam a formação docente.

Esses pontos de convergência incluem: a valorização da articulação entre teoria e prática (I), o reconhecimento dos saberes experienciais e da reflexão crítica (II), a ênfase na pesquisa aplicada como ferramenta formativa (III), a importância do papel ativo do professor em sua própria formação (IV) e o destaque dado à participação individual no desenvolvimento profissional (V). No entanto, nem todas essas afirmações são igualmente reconhecidas pelas principais correntes teóricas.

Após uma análise cuidadosa, verifica-se que as afirmativas corretas são I, II e IV (alternativa B). A articulação teoria-prática, os saberes da experiência e o papel ativo do docente constituem pilares consensuais na literatura especializada, enquanto outras proposições, como a pesquisa aplicada (III) e o enaltecimento da participação individual (V), apresentam menor adesão entre as principais correntes teóricas sobre formação docente.

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