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O Programa de Formação Contínua e Permanente para os professores atuantes na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental passou a compor o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com o objetivo de formar os educadores para a dinamização do acervo de literatura infantil e a formação leitora. É oferecido aos professores um curso de formação básica de cento e vinte horas, dividido em sete módulos temáticos. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um desses módulos.

O Programa de Formação Contínua e Permanente para os professores atuantes na educação
infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental passou a compor o Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa, com o objetivo de formar os educadores para a dinamização do
acervo de literatura infantil e a formação leitora. É oferecido aos professores um curso de
formação básica de cento e vinte horas, dividido em sete módulos temáticos. Assinale a
alternativa que apresenta CORRETAMENTE um desses módulos.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O Programa de Formação Contínua e Permanente para professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, inserido no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tem como foco principal capacitar educadores para promover a formação leitora e o uso dinâmico do acervo de literatura infantil. A estrutura do curso, com carga horária de cento e vinte horas, é dividida em sete módulos temáticos, abrangendo aspectos essenciais para a prática pedagógica.

Entre as alternativas apresentadas, a que corretamente representa um dos módulos do programa é Alfabetização e letramento. Este tema é fundamental, pois aborda as bases do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, alinhando-se diretamente com os objetivos do pacto de garantir a alfabetização das crianças na idade adequada. Os demais itens, apesar de tangenciais à educação, não correspondem aos eixos centrais da formação proposta.

O módulo de Alfabetização e letramento reflete a preocupação em desenvolver nos professores habilidades para trabalhar não apenas a decodificação do código escrito, mas também as práticas sociais de leitura e escrita, consolidando uma abordagem integrada do processo alfabetizador. Essa escolha demonstra a prioridade dada às competências pedagógicas diretamente relacionadas ao sucesso da alfabetização na infância.

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