Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

[…] Donald Schõn tem sido apontado como um dos autores que contribuiu para caracterizar o ensino como uma profissão, cuja prática propicia a criação de um conhecimento específico ligado à ação, um conhecimento pessoal, não sistemático e que só pode ser adquirido na prática. Adquirido por tentativas e sujeito a mudanças, não é um conhecimento fixo. As soluções profissionais para as situações práticas não podem ser padronizadas. Ao criar uma nova realidade, no ato de experimentar, corrigir e inventar, no diálogo que estabelece com essa realidade, o profissional da educação estará construindo sua competência profissional de uma forma singular que ao mesmo tempo que incorpora o conhecimento instrumental fornecido pelas ciências básicas o transcende. […] RIVAS, N. P. P. et al. Formação continuada de profissionais da educação: a busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar. Paideia, USP, Ribeirão Preto, fev. ago. 1997, p. 140. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/n12-13/10.pdf>. Acesso em: 17 set. 2016 (adaptado).Segundo o fragmento do texto, um dos conceitos mais recorrentes na formação de professores e educadores diversos para referirem-se às novas tendências da formação de professores é a

[…]

Donald Schõn tem sido apontado como um dos autores que
contribuiu para caracterizar o ensino como uma profissão, cuja
prática propicia a criação de um conhecimento específico ligado à
ação, um conhecimento pessoal, não sistemático e que só pode
ser adquirido na prática. Adquirido por tentativas e sujeito a
mudanças, não é um conhecimento fixo. As soluções profissionais
para as situações práticas não podem ser padronizadas. Ao criar
uma nova realidade, no ato de experimentar, corrigir e inventar, no
diálogo que estabelece com essa realidade, o profissional da
educação estará construindo sua competência profissional de
uma forma singular que ao mesmo tempo que incorpora o
conhecimento instrumental fornecido pelas ciências básicas o
transcende.
[…]
RIVAS, N. P. P. et al. Formação continuada de profissionais da educação: a busca de integração entre gestão e currículo no cotidiano escolar. Paideia, USP, Ribeirão Preto, fev. ago. 1997, p. 140. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/n12-13/10.pdf>. Acesso em: 17 set. 2016 (adaptado).
Segundo o fragmento do texto, um dos conceitos mais recorrentes
na formação de professores e educadores diversos para
referirem-se às novas tendências da formação de professores é a

Resposta:

A alternativa correta é A)

O fragmento apresentado destaca a perspectiva de Donald Schön sobre a formação docente, enfatizando o caráter dinâmico e reflexivo da prática educativa. Schön defende que o conhecimento profissional do professor não é estático, mas construído na ação, por meio de tentativas, ajustes e diálogo com as situações concretas do cotidiano escolar. Esse processo contínuo de experimentação e reflexão sobre a prática configura-se como elemento central na construção da competência docente.

A alternativa correta (A) "reflexão" se justifica plenamente no contexto do texto, pois Schön é reconhecido precisamente por sua teoria do "professor reflexivo". Seu trabalho fundamenta-se na ideia de que os educadores desenvolvem seu saber profissional através da reflexão-na-ação (durante a prática) e reflexão-sobre-a-ação (após a prática). Essa abordagem contrasta com visões tradicionais que privilegiam conhecimentos pré-determinados e técnicas padronizadas.

As demais alternativas não capturam a essência do pensamento schöniano: (B) "variação" refere-se mais a diversificação que à construção do conhecimento; (C) "regulação" remete a mecanismos de controle; (D) "orientação" sugere diretrizes externas; e (E) "capacitação" enfatiza a aquisição de habilidades técnicas. A reflexão, portanto, emerge como conceito-chave nas novas tendências da formação docente por articular teoria e prática de forma crítica e transformadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *