Na obra ‘‘Saberes docentes e formação profissional”, Maurice Tardif (2014) discute sobre os saberes que, em seu entender, deveriam alicerçar a formação profissional dos professores e o exercício da docência. Em uma das passagens desse livro, o autor afirma que “pode-se definir o saber docente como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (p. 36). Relacione a primeira coluna com a segunda coluna a fim de associar cada um desses saberes ao seu significado. (1) Saberes experienciais (2) Saberes curriculares (3) Saberes disciplinares (4) Saberes da formação profissional( ) É o “[…] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36). ( ) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela validados. Eles incorporam-se à experiência individual e coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38). ( ) “São saberes que correspondem aos diversos campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade […]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37). ( ) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38). A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
Na obra ‘‘Saberes docentes e formação profissional”, Maurice Tardif (2014) discute sobre os saberes
que, em seu entender, deveriam alicerçar a formação profissional dos professores e o exercício da
docência. Em uma das passagens desse livro, o autor afirma que “pode-se definir o saber docente
como um saber plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da
formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais” (p. 36).
Relacione a primeira coluna com a segunda coluna a fim de associar cada um desses saberes ao seu significado.
(1) Saberes experienciais
(2) Saberes curriculares
(3) Saberes disciplinares
(4) Saberes da formação
profissional
( ) É o “[…] conjunto de saberes transmitidos pelas instituições
de formação de professores (escolas normais ou faculdades
de ciências da educação)” (TARDIF, 2014, p. 36).
( ) “Esses saberes brotam da experiência e são por ela
validados. Eles incorporam-se à experiência individual e
coletiva sob forma de habitus e de habilidades, de saberfazer
e de saber-ser” (TARDIF, 2014, p. 38).
( ) “São saberes que correspondem aos diversos campos do
conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa
sociedade […]. [Eles] emergem da tradição cultural e dos
grupos sociais produtores de saberes” (TARDIF, 2014, p. 37).
( ) “Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos,
conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar
categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos
e selecionados como modelos da cultura erudita e de
formação para a cultura erudita” (TARDIF, 2014, p. 37-38).
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:
- A)4,1,2,3
- B)2,4,1,3
- C)4,1 ,3 ,2
- D)3, 1 ,2 ,4
- E)2, 1 ,3 ,4
Resposta:
A alternativa correta é C)
Na obra "Saberes docentes e formação profissional", Maurice Tardif (2014) apresenta uma análise detalhada sobre os diferentes tipos de saberes que fundamentam a prática docente. Segundo o autor, o saber docente é plural, composto por uma combinação de saberes provenientes da formação profissional, das disciplinas, do currículo e da experiência prática. Essa visão integrada destaca a complexidade do trabalho docente e a necessidade de uma formação abrangente.
O primeiro tipo de saber mencionado são os saberes da formação profissional, que correspondem ao conhecimento transmitido pelas instituições responsáveis pela preparação de professores, como escolas normais e faculdades de educação. Esses saberes formam a base teórica inicial para o exercício da docência.
Os saberes experienciais emergem da prática cotidiana em sala de aula, sendo validados e refinados através da experiência. Eles se manifestam como habilidades práticas, know-how e competências adquiridas ao longo do tempo, constituindo um conhecimento tácito essencial para o professor.
Já os saberes disciplinares representam o conhecimento específico de cada área do saber, produzido e organizado pela sociedade ao longo do tempo. Eles correspondem aos conteúdos das diversas disciplinas que compõem o currículo escolar.
Por fim, os saberes curriculares referem-se à forma como a instituição escolar seleciona, organiza e apresenta os conhecimentos sociais, transformando-os em modelos de cultura erudita adequados para fins educacionais.
A associação correta entre os tipos de saberes e suas definições, conforme apresentado no exercício, é a alternativa C) 4, 1, 3, 2, que relaciona respectivamente: saberes da formação profissional, saberes experienciais, saberes disciplinares e saberes curriculares.
Essa classificação proposta por Tardif demonstra como a docência é uma profissão que requer a integração de diferentes dimensões do conhecimento, combinando teoria e prática, conhecimento especializado e habilidades pedagógicas, num processo contínuo de desenvolvimento profissional.
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