Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Para Tardif (2010) existe uma relação problemática entre os professores e os saberes que compõem sua prática. Todavia, até o início dos anos de 1990 os saberes docentes era um tema pouco explorado em estudos e pesquisas, inclusive no campo das ciências da educação. De acordo o autor “a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes relações” (TARDIF, 2010, p. 36). Considerando os tipos de saberes presentes nas práticas docentes, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as opções verdadeiras e F as falsas. ( ) O saber docente é um saber plural, formado por vários tipos de saberes provenientes da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.( ) Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares. ( ) Os saberes disciplinares e os saberes curriculares são produzidos pelos professores por meio da prática docente. ( ) Os saberes experiências pode ser entendido como o conjunto de saberes atualizados, adquiridos e necessários no âmbito da prática da profissão docente e que não provém das instituições de formação nem dos currículos, são saberes práticos, que formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores compreendem e orientam sua prática cotidiana. ( ) Considerando os saberes experiências entende-se que a formação docente deve abordar tanto as teorias quanto as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar. Assinale a afirmativa CORRETA:

Para Tardif (2010) existe uma relação problemática entre os professores e os saberes que compõem
sua prática. Todavia, até o início dos anos de 1990 os saberes docentes era um tema pouco explorado
em estudos e pesquisas, inclusive no campo das ciências da educação. De acordo o autor “a relação
dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já
constituídos. Sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente mantém diferentes
relações” (TARDIF, 2010, p. 36). Considerando os tipos de saberes presentes nas práticas docentes,
analise as afirmativas a seguir e assinale com V as opções verdadeiras e F as falsas.

( ) O saber docente é um saber plural, formado por vários tipos de saberes provenientes da
formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

( ) Os professores ocupam uma posição estratégica, porém socialmente desvalorizada em relação
aos saberes que possui e transmite, pelo fato de historicamente ter se afastado do polo de
produção dos saberes disciplinares, pedagógicos e curriculares.

( ) Os saberes disciplinares e os saberes curriculares são produzidos pelos professores por meio
da prática docente.

( ) Os saberes experiências pode ser entendido como o conjunto de saberes atualizados, adquiridos
e necessários no âmbito da prática da profissão docente e que não provém das instituições de
formação nem dos currículos, são saberes práticos, que formam um conjunto de representações
a partir dos quais os professores compreendem e orientam sua prática cotidiana.

( ) Considerando os saberes experiências entende-se que a formação docente deve abordar tanto
as teorias quanto as práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.

Assinale a afirmativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é C)

O estudo dos saberes docentes, conforme destacado por Tardif (2010), revela uma complexa relação entre professores e os conhecimentos que fundamentam sua prática. Durante muito tempo, esse tema foi negligenciado no campo das ciências da educação, ganhando maior atenção apenas a partir dos anos 1990. Tardif argumenta que a atuação docente vai além da simples transmissão de conhecimentos pré-estabelecidos, integrando diversos tipos de saberes que se entrelaçam na prática pedagógica.

A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor essa pluralidade de saberes. A primeira afirmação, que descreve o saber docente como plural – composto por saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais – é verdadeira (V), pois reflete a natureza multifacetada do conhecimento docente. A segunda afirmação também é verdadeira (V), já que os professores, embora ocupem uma posição estratégica na sociedade, são frequentemente desvalorizados em relação aos saberes que detêm, especialmente devido ao seu distanciamento histórico dos centros de produção do conhecimento.

A terceira afirmação é falsa (F), pois os saberes disciplinares e curriculares não são produzidos exclusivamente pelos professores, mas sim por especialistas, instituições e contextos mais amplos. A quarta afirmação é verdadeira (V), pois os saberes experienciais emergem da prática cotidiana, sendo construídos pelos docentes a partir de suas vivências e reflexões. Por fim, a quinta afirmação também é verdadeira (V), já que a formação docente deve equilibrar teoria e prática, incorporando tanto os conhecimentos acadêmicos quanto as experiências reais do ambiente escolar.

Portanto, a alternativa correta é a C) V, V, F, V, V, que sintetiza de forma precisa a relação entre os diferentes saberes docentes e sua importância na prática educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *